Tecnologia

Tinder tem ranking secreto de atração

Notas são atribuídas conforme aceitação por outros usuários do aplicativo


	Tinder: app utiliza dados de uso para atribuir notas às pessoas
 (Divulgação)

Tinder: app utiliza dados de uso para atribuir notas às pessoas (Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 12 de janeiro de 2016 às 10h52.

São Paulo – O aplicativo de paquera Tinder tem um ranking secreto, no qual as pessoas recebem notas de acordo com a atração constatada por outros usuários. Como no xadrez, ele é chamado pelos funcionários da companhia de "Elo Score", um sistema de avaliação que determina o nível de habilidade de alguém no jogo. 

Em uma visita ao escritório do Tinder, o jornalista Austin Carr, da Fast Company, descobriu sua nota: 946 – o que é pouco acima da média.  O valor é definido de acordo com a quantidade de pessoas (bem como suas peculiaridades) que aceitaram ou não o seu perfil.

No mundo, cerca de 50 milhões de pessoas utilizam o app, sendo que proporção de homens e mulheres é 60-40%.

Esse ranking, que não é mostrado aos usuários, serve para deixar o algoritmo de recomendação de pessoas do Tinder com mais precisão. A ideia é combinar pessoas com notas próximas e, dessa maneira, buscar gerar mais combinações. 

O Jonathan Badeen, vice-presidente de produtos do Tinder, conta que o app funciona como o jogo Warcraft. "Eu jogava isso muito tempo atrás e você ganhava mais pontos quando jogava com alguém que tinha uma nota alta do que quando você jogava com alguém com nota mais baixa", afirmou Badeen. Ele reforça que o objetivo é oferecer um bom serviço ao usuário que busca algum tipo de envolvimento com outra pessoa no app. 

"É uma forma de, essencialmente, combinar as pessoas e colocá-las em um ranking de maneira rápida e precisa, baseando-se nas pessoas com as quais elas são combinadas."

Apesar do Tinder escolher esconder seu ranking, nem todos os seus concorrentes fazem isso. O Adote Um Cara, por exemplo, exibe abertamente a quantidade de pontos que uma pessoa tem no site.

Só um rosto bonito? 

A questão da atração entre os usuários do Tinder não está ligada somente a uma boa aparência física, um rosto bonito. 

O algoritmo do serviço considera uma série de variáveis, como tatuagens, barba, fotos com crianças ou cachorros, entre outras peculiaridades. Por exemplo, se uma pessoa tem muitas fotos em ambientes externos ou pratica esportes, ela pode ser considerada radical, o que é mais atraente para algumas pessoas do que para outras. Ou seja, não há uma fórmula mágica de atração para os usuários do Tinder.

Ainda há mais informações sobre cada pessoa que está no Tinder e elas também são usadas para estimular as combinações. Mas, ao menos por ora, somente o Elo Score foi revelado pela empresa.

Acompanhe tudo sobre:AppsIndústria eletroeletrônicaSmartphones

Mais de Tecnologia

Como proteger o celular contra vírus?

Com críticas a autoregulação das redes, Barroso adia revisão do Marco Civil para próxima quarta (4)

iPhone 16 está no menor preço desde o lançamento; veja ofertas da Black Friday

Qual iPhone comprar na Black Friday? Compare as opções e ofertas