Tecnologia

TIM cria loja de aplicativos móveis

Objetivo é atender a clientes adeptos de planos pós e pré-pagos com conexão ilimitada de baixo custo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2011 às 20h59.

São Paulo - A TIM anunciou nesta quinta-feira (14) o lançamento da TIM AppShop, sua loja de aplicativos móveis. O objetivo, de acordo com a operadora, é atender aos seus clientes, adeptos de planos pós e pré-pagos com conexão ilimitada de baixo custo, por meio de oferta de aplicativos que darão mais funcionalidades a seus aparelhos, sem que precisem recorrer a smartphones.

Os mais de 500 tipos de apps criados, compatíveis com mais de 100 modelos de dispositivos do portfólio da operadora, incluem soluções e conteúdos voltados para redes sociais, entretenimento, estilo de vida, jogos, música, finanças, turismo, moda, cultura, esportes, entre outros compatíveis com os aparelhos usados pela maior base de assinantes da TIM e que suportam a tecnologia Java, informa a companhia.

Poderão se beneficiar dos produtos proprietários de aparelhos que suportem a tecnologia Java.

Para o desenvolvimento da loja, a operadora trabalhou em parceria com a esenvolvedora de chips Qualcomm, cuja plataforma permite aos desenvolvedores oferecerem aplicativos Java, que inclui aparelhos de diversos fabricantes, como Samsung, LG, Motorola, Nokia e Sony Ericsson.

Segundo a TIM, a loja, que contou com a parceria da Qualcomm, oferecerá vantagens aos usuários, como a isenção da cobrança do tráfego de dados durante a navegação e dos encargos gerados pelo download do aplicativo, bem como a oferta de aplicativos gratuitos.

Outro atrativo, segundo a operadora, é que, ao adquirir uma aplicação, a licença é do assinante, permitindo que troque de aparelho e baixe novamente o conteúdo, uma vez que já efetuou o pagamento pelo serviço.

Outra facilidade, diz a TIM, é que os clientes poderão visualizar, durante a busca pelos aplicativos, somente aquelas compatíveis com o modelo de aparelho que está utilizando. É possível também ter o histórico de donwloads já realizados e classificar os conteúdos baixados por meio de notas.

Como acessar

O acesso à TIM AppShop pode ser feito diretamente pelo portal móvel da TIM ou acessando timappshop.com, via navegador do celular. Os conteúdos estão divididos por categorias e podem ser encontrados pelo sistema de busca.

A cobrança será incluída na fatura dos clientes pós-pagos ou debitada dos créditos de clientes pré-pagos, dispensando o uso dos cartões de crédito para a compra de aplicativos individuais.

Planos de dados

A TIM oferece várias opções de planos de dados. No Liberty Web, por exemplo, os clientes pós-pagos da operadora têm acesso à navegação ilimitada pelo celular por R$ 29,90 ao mês.

De forma promocional, a TIM está oferecendo seis meses de internet ilimitada gratuita no celular aos usuários que comprarem um smartphone, em qualquer loja TIM, e ativarem um plano pós-pago na oferta Chip Avulso.

Para os clientes de planos pré-pagos, a TIM conta com o plano Infinity Web, que permite ao assinante pagar R$ 0,50 por navegação ilimitada durante o dia, após o primeiro acesso. O cliente só pagará os dias em que se conectar.

Leia outras notícias sobre a TIM

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:3GAppsEmpresasEmpresas abertasEmpresas italianasInternetOperadoras de celularServiçosServiços onlineSoftwareTelecomunicaçõesTIM

Mais de Tecnologia

TikTok volta a funcionar nos EUA, após Trump anunciar que vai suspender o bloqueio

Quem é o fundador do TikTok, rede social banida dos EUA neste domingo?

Trump diz que emitirá ordem executiva para reativar o TikTok nos EUA nesta segunda-feira

TikTok sai do ar nos EUA após lei 'banir ou vender' entrar em vigor