Tecnologia

TikTok segue Meta e X em novo recurso, mas estratégia é diferente; entenda

Empresas como a Meta e o X (ex-Twitter) já implementaram funcionalidades semelhantes para permitir a contribuição da comunidade na moderação de conteúdo. Entretanto, na contramão dos pares, o TikTok não abdica da checagem de fatos

Janaina Camargo
Janaina Camargo

Redatora na Exame

Publicado em 17 de abril de 2025 às 16h12.

O TikTok anunciou nesta quarta-feira, 16, que está testando um novo recurso na comunidade da plataforma, o Footnotes ou Notas de Rodapé.

A companhia explicou que a funcionabilidade irá se basear no conhecimento coletivo da comunidade, permitindo que as pessoas adicionem informações relevantes ao conteúdo da plataforma.

Empresas como a Meta e o X (ex-Twitter) já implementaram funcionalidades semelhantes para permitir a contribuição da comunidade na moderação de conteúdo. Entretanto, na contramão dos pares, o TikTok não abdica da checagem de fatos.

"Ele (Footnotes) se somará ao nosso conjunto de medidas que ajudam as pessoas a entender a confiabilidade do conteúdo e acessar fontes confiáveis, incluindo nossos rótulos de conteúdo, banners de busca, nosso programa de verificação de fatos e muito mais", disse a empresa.

Conforme o TikTok, as notas de rodapé funcionarão com um sistema de pontuação que busca consenso entre pessoas com opiniões diferentes, que poderão deixar comentários e votarem sobre a utilidade das notas. Apenas aquelas que forem consideradas "úteis" serão visíveis para a comunidade.

"Quanto mais notas de rodapé forem escritas e avaliadas sobre diferentes tópicos, mais inteligente e eficaz o sistema se torna."

Inicialmente, o recurso será testado apenas nos Estados Unidos e será aplicável para vídeos curtos. Para colaborar, é necessário que os usuários tenham mais de 18 anos, estejam na plataforma há pelo menos seis meses e não tenham um histórico recente de violação das Diretrizes da Comunidade.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasTecnologia

Mais de Tecnologia

Singapura desbanca a Suíça e lidera o ranking global de talentos em 2025

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação