TikTok Creator Marketplace (TikTok/Divulgação)
Laura Pancini
Publicado em 28 de setembro de 2021 às 12h15.
Última atualização em 28 de setembro de 2021 às 13h17.
Nesta terça-feira, 28, o TikTok anunciou uma série de novidades para marcas e influenciadores que utilizam o app, incluindo o lançamento da plataforma Creator Marketplace no Brasil, durante o TikTok World, primeiro evento global da companhia.
Em junho de 2020, a plataforma de vídeos curtos lançou o TikTok For Business com o objetivo de trazer mais marcas e profissionais de marketing para a rede social. A novidade, porém, nunca chegou no Brasil.
“Nos esforçamos para criar soluções dinâmicas e simples que atendam a todos os pontos de contato de marketing e permitam uma narrativa rica e envolvente”, disse a empresa em comunicado.
Agora, a companhia anunciou que o TikTok Creator Marketplace (TTCM), portal de autoatendimento para colaborações entre marcas e criadores, será lançado para o público brasileiro nas próximas semanas.
Nela, os criadores do TikTok podem receber convites de parceiros de negócios diretamente do aplicativo e escolher livremente as oportunidades de colaboração nas quais estão interessados. Atualmente, as marcas conseguem alcançar mais de 35.000 criadores em mais de 20 países e regiões com a ferramenta.
Em breve, o TTCM terá a ferramenta de "Open Application Campaigns", que permitirá que marcas publiquem detalhes da campanha que irão fazer no TTCM para que criadores se inscrevam proativamente. A plataforma já conta com a opção "Branded Content Toggle", que permite que criadores que não estão no TTCM divulguem conteúdo de marca e identifiquem os patrocinadores da marcas.
A companhia também aproveitou o evento para divulgar ferramentas voltadas para marcas executarem campanhas, incluindo pesquisas com o público, insights sobre anúncios e mais.
Uma delas, o Customized Instant Page, permitirá que marcas criem páginas de destino que "carregam em segundos" -- 11 vezes mais rápidas do que as páginas para celular padrão, de acordo com o TikTok.
“A combinação atraente de entretenimento, conexão e agora conversão que acontece apenas no TikTok está definindo um novo padrão para o que as experiências de compra online podem ser”, disse a empresa em comunicado.
A companhia também divulgou que lançará o TikTok Shopping, um "conjunto de soluções, recursos e ferramentas de publicidade". Dentro dele, duas novidades devem chegar em breve ao Brasil:
Em breve, mais soluções devem ser lançadas, mas sem previsão para o Brasil. De acordo com o TikTok, as ferramentas "reforçam aspectos quantificáveis e são orientados por dados da publicidade, como alcance, impacto, mensurabilidade e visibilidade".
Ontem, 27, o TikTok anunciou que ultrapassou a média de 1 bilhão de usuários ativos mensais, uma alta em torno de 25% em comparação com o último ano.
Para comparação, o Facebook demorou 8 anos para atingir a mesma marca (o TikTok conseguiu em 5) e hoje conta com 2 bilhões de usuários ativos mensais.
Pesquisas recentes apontam que, no mercado norte-americano, o TikTok já tem tempo de consumo de vídeo maior que gigantes como o YouTube, uma média mensal de 24 horas e 38 minutos para cada usuário, ante 22 horas e 40 minutos por mês do serviço de vídeo do Google.
De acordo com a própria empresa em comunicado, mais de 71% dos usuários acreditam que as maiores tendências começam no TikTok, o que mostra o potencial do aplicativo para o e-commerce.
Durante o início da quarentena no Brasil, por exemplo, uma série de tendências como camisetas tie-dye, luzes LED e paredes geométricas viralizaram na rede social e viraram moda entre as gerações mais jovens.
“Estamos entusiasmados em apresentar novas soluções para marcas – de pequenas e médias até grandes empresas – para aproveitarem essa experiência de compra nativa e alegre e tornar mais fácil para as pessoas comprarem o conteúdo atraente e divertido que veem no TikTok”, disse a empresa.