Tecnologia

TI de Ministério é vulnerável, diz TCU

Relatório mostra pontos vulneráveis que podem comprometer a segurança da informação de dados governamentais

O resultado de auditoria mostra que há pontos vulneráveis que podem comprometer a segurança da informação de dados governamentais

O resultado de auditoria mostra que há pontos vulneráveis que podem comprometer a segurança da informação de dados governamentais

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2011 às 14h22.

São Paulo - A equipe da Secretaria de Fiscalização de Tecnologia identificou pontos vulneráveis na governança de TI do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

A Sefti fez uma auditoria no Ministério do Planejamento com o objetivo de avaliar os controles gerais de TI e verificar se estão de acordo com a legislação pertinente e com as boas práticas de governança de TI.

O resultado da auditoria da Sefti mostra que há pontos vulneráveis que podem comprometer a segurança da informação de dados governamentais.

Os principais problemas detectados foram falhas no plano diretor de TI e na política de segurança de informação e comunicações, além da inexistência de plano estratégico institucional.

Para sanar as vulnerabilidades identificadas, o Tribunal de Contas da União determinou que o Ministério do Planejamento ajuste a política de segurança, implemente um processo de gestão de riscos de segurança da informação e estabeleça critérios de classificação de informações. Assim, os dados serão armazenados de forma diferenciada de acordo com o grau de importância, nível de comprometimento e sensibilidade.

O ministro Aroldo Cedraz lembra no relatório final que “o tema de segurança da informação é essencial para o adequado funcionamento das organizações públicas e para a defesa da intimidade dos cidadãos que com elas interagem”.

O relatório completo no formato PDF está no site do Tribunal de Contas da União.

Acompanhe tudo sobre:Governoseguranca-digitalTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Acer entra no mercado de anéis inteligentes com lançamento do FreeSense Ring

Huawei lança notebooks com sistema próprio para rivalizar com Windows

Novo cabo submarino de internet promete acelerar Porto Alegre como hub digital do sul

Samsung vai fabricar chips para Switch 2 da Nintendo