EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h34.
O Estado do Texas aprovou uma lei que obriga os fabricantes de computadores a reciclar PCs antigos.
A lei, chamada de House Bill, ainda deve ser sancionada pelo governador do Texas para começar a valer. Segundo o diário The Washington Post, a aprovação da lei atende a um pedido da Dell, que já recicla seus PCs nos Estados Unidos, e desejaria forçar outros fabricantes a adotar a mesma prática.
Pelo texto aprovado, todo fabricante de computadores e monitores que venda seus produtos no Texas deve colar uma etiqueta no equipamento vendido com o telefone de um serviço gratuito para futura coleta e reciclagem do produto.
PCs e monitores possuem razoável quantidade de chumbo, além de porções de mercúrio e outros metais tóxicos em sua composição. A idéia é que estes equipamentos não sejam mais encaminhados para aterros sanitários, onde contaminam o solo e, eventualmente, lençóis freáticos.
Durante a aprovação do projeto, alguns deputados texanos tentaram estender o dever de reciclar também a fabricantes de TVs, o que não foi possível. Segundo os defensores da idéia, TVs são tão poluentes quanto os computadores e mereceriam o mesmo tratamento.