Tesla: companhia prometeu concluir a instalação 100 dias após a assinatura do contrato ou fazê-lo gratuitamente (Tesla/Handout/Reuters)
Reuters
Publicado em 23 de novembro de 2017 às 09h47.
Última atualização em 23 de novembro de 2017 às 09h48.
Melbourne - A Tesla concluiu a construção da maior bateria de íons de lítio do mundo na Austrália, e está a caminho de cumprir um prazo de 100 dias para o projeto, informou o governo australiano nesta quinta-feira.
Em julho, a companhia venceu licitação para construir uma bateria de 129 megawatts para a Austrália Meridional, o Estado mais dependente de energia eólica do país, e o presidente-executivo da empresa, Elon Musk, prometeu concluir a instalação 100 dias após a assinatura do contrato ou fazê-lo gratuitamente.
Quando o acordo foi assinado em 29 de setembro, a Tesla já estava na metade do caminho de instalar a bateria.
Os chamados Tesla Powerpacks agora foram completamente instalados em um parque eólico da francesa Neoenm e os testes estão programados para começar.
"Enquanto outros estão apenas falando, estamos entregando nosso plano de energia, tornando a Austrália Meridional mais autossuficiente e fornecendo energia reserva e mais acessível para nossos cidadãos neste verão", disse em comunicado o premiê do Estado, Jay Weatherill.O Estado ainda precisa informar quanto pagará pela bateria, que faz parte de um plano de 510 milhões de dólares australianos (390 milhões de dólares) que inclui geradores a diesel para ajudar a manter a eletricidade após uma série de apagões nos últimos 18 meses.
A operadora do mercado de energia da Austrália alertou que a oferta de energia será apertada neste verão, particularmente na Austrália Meridional e na vizinha Victoria, onde uma das maiores usinas de energia de carvão do mercado foi fechada em março.