Tecnologia

Tesla anuncia serviço de táxi autônomo para junho nos EUA

Empresa planeja operar frota própria em Austin, no Texas, sem motoristas ou supervisão humana

Ramana Rech
Ramana Rech

Redatora

Publicado em 30 de janeiro de 2025 às 13h52.

O CEO da Tesla, Elon Musk, afirmou que a empresa irá lançar um serviço de taxi autônomo em Austin, no Texas, em junho. De acordo com ele, a empresa está confiante com o lançamento inicial de um carro não supervisionado, com ninguém dentro dele. As informações são do The Wall Street Journal e do The Verge.

A frota será propriedade da Tesla, e não veículo pessoal de algum cliente. Musk disse também, durante uma teleconferência de resultados da empresa, que a Tesla está operando carros autônomos na fábrica de Fremont, na Califórnia e que logo expandirá essa atividade para o Texas. "Isso não é uma situação mítica distante. Está literalmente a cinco, seis meses de distância", declarou.

O plano é levar o serviço de taxis autônomos também para a Califórnia ainda neste ano. “Nós apenas queremos colocar um dedo na água, nos certificar de que tudo está ok, então colocar mais alguns dedos na água e depois o pé na água, com a segurança do público geral e daqueles que estão no carro como nossa principal prioridade.”

Na quinta, 29, a companhia divulgou um vídeo no X (antigo Twitter) que mostra os carros dirigindo sem qualquer pessoa dentro deles na fábrica de Fremont.

Musk repetiu de forma contínua que o lançamento de carros autônomos pela Tesla estavam apenas a um ou dois anos de distância, sem conseguir entregar a tecnologia dentro do período prometido. Agora, o prazo dado por ele reduziu de forma significativa.

Em outubro do ano passado, investidores ficaram decepcionados com o evento “We, Robot” realizado na Califórnia pela falta de detalhes sobre como a Tesla iria viabilizar direção autônoma.

Acompanhe tudo sobre:TeslaElon MuskCarros autônomos

Mais de Tecnologia

Tarifas de Trump: saiba quanto pode custar um iPhone fabricado nos Estados Unidos

Jony Ive, criador do design do iPhone, deve se tornar bilionário após acordo com OpenAI

iPhones caros e produção incerta: o dilema da Apple diante das tarifas de Trump

X fora do ar? Antigo Twitter passa por instabilidades neste sábado, 24