Tecnologia

Tênis inteligente é capaz de mostrar o caminho para cegos

Criado na Índia, calçado inteligente é capaz de compreender endereço informado pelo usuário e informar a melhor rota por meio de vibrações na sola do pé

Tênis inteligente: "O calçado Lechal conta seus passos e monitora quantas calorias você queima" (Lechal/Facebook)

Tênis inteligente: "O calçado Lechal conta seus passos e monitora quantas calorias você queima" (Lechal/Facebook)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2014 às 17h14.

São Paulo - Um tênis inteligente capaz de mostrar o caminho para pessoas cegas foi criado na Índia pela startup Ducere Tech. O gadget funciona em conjunto com um app compatível com dispositivos com sistema operacional Android, iOS e Windows Phone.

No aplicativo, o usuário deve informar o endereço de onde pretende ir. Após calcular a rota com o auxílio do GPS do tablet ou smartphone, o app envia as os dados do caminho para o tênis por Bluetooth e vibrações na palmilha do calçado indicam ao usuário qual caminho seguir.

Batizado de Le Chal, o tênis inteligente é uma criação dos engenheiros Krispian Lawrence e Anirudh Sharma. Uma equipe de 35 pessoas trabalha no desenvolvimento gadget de computação vestível - que ainda possui outras funções além de indicar o caminho.

Le Chal

"O calçado Lechal conta seus passos e monitora quantas calorias você queima", afirmaram o criadores em entrevista publicada no blog do produto.

Por meio de um site, eles estão vendendo o tênis por cerca de 100 dólares. Quem quiser também poderá ter acesso à tecnologia por meio de uma palmilha inteligente, que possui os mesmos recursos que o tênis e deve ter preço parecido. 

A previsão dos criadores é que tênis e palmilha comecem a ser entregues a seus compradores nos meses de março e abril do ano que vem, respectivamente.

Acompanhe tudo sobre:Computação vestívelEsportesGadgetsIndústria eletroeletrônicaStartupsTênis (calçado)

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo