Tecnologia

Tênis inteligente é capaz de mostrar o caminho para cegos

Criado na Índia, calçado inteligente é capaz de compreender endereço informado pelo usuário e informar a melhor rota por meio de vibrações na sola do pé

Tênis inteligente: "O calçado Lechal conta seus passos e monitora quantas calorias você queima" (Lechal/Facebook)

Tênis inteligente: "O calçado Lechal conta seus passos e monitora quantas calorias você queima" (Lechal/Facebook)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2014 às 17h14.

São Paulo - Um tênis inteligente capaz de mostrar o caminho para pessoas cegas foi criado na Índia pela startup Ducere Tech. O gadget funciona em conjunto com um app compatível com dispositivos com sistema operacional Android, iOS e Windows Phone.

No aplicativo, o usuário deve informar o endereço de onde pretende ir. Após calcular a rota com o auxílio do GPS do tablet ou smartphone, o app envia as os dados do caminho para o tênis por Bluetooth e vibrações na palmilha do calçado indicam ao usuário qual caminho seguir.

Batizado de Le Chal, o tênis inteligente é uma criação dos engenheiros Krispian Lawrence e Anirudh Sharma. Uma equipe de 35 pessoas trabalha no desenvolvimento gadget de computação vestível - que ainda possui outras funções além de indicar o caminho.

Le Chal

"O calçado Lechal conta seus passos e monitora quantas calorias você queima", afirmaram o criadores em entrevista publicada no blog do produto.

Por meio de um site, eles estão vendendo o tênis por cerca de 100 dólares. Quem quiser também poderá ter acesso à tecnologia por meio de uma palmilha inteligente, que possui os mesmos recursos que o tênis e deve ter preço parecido. 

A previsão dos criadores é que tênis e palmilha comecem a ser entregues a seus compradores nos meses de março e abril do ano que vem, respectivamente.

Acompanhe tudo sobre:Computação vestívelEsportesGadgetsIndústria eletroeletrônicaStartupsTênis (calçado)

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony