Tecnologia

Telefônicas querem usar celulares como cartões de crédito

Sistema permite utilizar celulares como se fossem cartões de crédito ou de débito para realizar pagamentos em todo o tipo de estabelecimento

AT&T, a Verizon e a T-Mobile estudam se unir para implantar sistema nos Estados Unidos  (Mario Tama/Getty Images)

AT&T, a Verizon e a T-Mobile estudam se unir para implantar sistema nos Estados Unidos (Mario Tama/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2010 às 16h32.

Nova York - A AT&T, a Verizon e a T-Mobile, três das principais operadoras de telefonia celular dos Estados Unidos, estudam lançar uma aliança estratégica para desenvolver um sistema que permitirá utilizar os telefones celulares como cartões de crédito ou débito, informou hoje o "Wall Street Journal".

As três companhias estão analisando a possibilidade de se unir, com a ajuda da Barclays e da Discover Financial Services, para criar um sistema comum que permitirá a implantação nos EUA do uso dos telefones celulares como a nova modalidade de pagamento.

O sistema, já implantado em países como Japão e Coreia do Sul, permite aos usuários utilizar seus celulares como se fossem cartões de crédito ou de débito, para realizar pagamentos em todo o tipo de estabelecimento, onde o telefone celular deve ser passado em frente a um terminal de pagamento.

A AT&T, distribuidora exclusiva do iPhone nos Estados Unidos, sua rival Verizon e a T-Mobile darão início aos testes do sistema em várias cidades do país neste trimestre, segundo o jornal nova-iorquino, que assegura que, se os teste forem satisfatórios, o sistema poderia ser desenvolvido até o final do ano.

No entanto, o jornal alerta que uma das "ameaças" que a iniciativa representa é, além da necessidade de melhorar os sistemas para evitar fraudes, "a vantagem que a Apple obteria, que poderia transformar seu iPhone e o iTunes em uma grande plataforma de pagamentos".

A iniciativa, segundo o jornal, também representa um desafio para a Visa e a MasterCard, que poderiam ter boa parte de seus negócios afetada pelas operadoras.

Siga as últimas notícias de Tecnologia no twitter

Leia mais sobre celulares

Acompanhe tudo sobre:Cartões de créditoEstados Unidos (EUA)Países ricossetor-de-cartoesTelecomunicações

Mais de Tecnologia

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma