Tecnologia

Telefônica/Vivo prepara 4G para Copa do Mundo de 2014

Segundo o diretor financeiro da empresa, Gilmar Camurra, o maior risco para execução desse planejamento está na restrição à instalação de novas antenas


	Vivo: sobre a implantação do 4G, o executivo reafirmou que a operadora seguirá o cronograma previsto pelo leilão
 (Gabriel Rinaldi / Exame)

Vivo: sobre a implantação do 4G, o executivo reafirmou que a operadora seguirá o cronograma previsto pelo leilão (Gabriel Rinaldi / Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2012 às 13h28.

A Telefônica/Vivo está projetando uma infraestrutura de redes para a Copa do Mundo, em 2014, que possa comportar os picos de demanda principalmente nos locais dos jogos para os serviços de dados de quarta geração (4G). Segundo o diretor financeiro da empresa, Gilmar Camurra, o maior risco para execução desse planejamento está na restrição à instalação de novas antenas, prevista principalmente em algumas legislações municipais.

"Este será o maior desafio para que o 4G não seja apenas um sonho na Copa", afirmou nesta sexta-feira durante painel sobre investimentos no Congresso Nacional de Executivos de Finanças (Conef), organizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef).

Ele ressaltou que, enquanto as transmissões em 3G necessitam de um menor número de antenas, a realidade é diferente com as transmissões de 4G na frequência de 2,5 GHz, licitada pelo governo em junho deste ano, que precisam de maior número de estações radiobase para funcionamento dos serviços.

Sobre a implantação do 4G, o executivo reafirmou que a operadora seguirá o cronograma previsto pelo leilão, que será atender às cidades-sede da Copa das Confederações, até abril de 2013. "Neste momento, estamos reforçando nossa infraestrutura de rede e voz nessas cidades", afirmou Camurra.

Segundo Camurra, os investimentos programados pela companhia de forma consolidada, de cerca de R$ 24 bilhões até 2014, já contemplam os recursos destinados ao 4G.

Acompanhe tudo sobre:3G4GCopa do MundoEmpresasEmpresas abertasEmpresas espanholasEsportesFutebolInternetInternet móvelOperadoras de celularServiçosTelecomunicaçõesTelefoniaTelefônicaVivo

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro