Tecnologia

Telefônica vai lançar provedor de acesso gratuito

Numa tentativa de assegurar o tráfego de internet da sua rede, a Telefônica vai lançar um provedor de acesso gratuito. O iTelefônica começa a funcionar domingo, na região de São Carlos (SP) como projeto-piloto. A criação do iTelefônica é uma maneira da operadora garantir que não será prejudicada num futuro próximo com a fuga do […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h29.

Numa tentativa de assegurar o tráfego de internet da sua rede, a Telefônica vai lançar um provedor de acesso gratuito. O iTelefônica começa a funcionar domingo, na região de São Carlos (SP) como projeto-piloto.

A criação do iTelefônica é uma maneira da operadora garantir que não será prejudicada num futuro próximo com a fuga do tráfego de internet para a rede de operadoras concorrentes. Ela está criando seu próprio tráfego de internet. Na rede da Telefônica em São Paulo trafega grande volume de dados do iG e do iBest, ligados a Telemar e a Brasil Telecom, respectivamente. As duas empresas em breve entrarão com suas redes no mercado paulista e assumirão o tráfego de seus provedores. Quando isso acontecer, a Telefônica chegaria a pagar mais de 100 milhões de reais anuais para a Telemar, por exemplo, em taxas de interconexão.

Pelas regras atuais de interconexão, se provedor e cliente estiverem em operadoras diferentes, a que presta serviço ao cliente precisa pagar pelo uso da rede da que atende o provedor.

Para atrair internautas novos e de outros provedores, a estratégia da Telefônica é oferecer desconto nos pulsos telefônicos consumidos durante a ligação do acesso. A operadora fixa oferecerá, durante o projeto-piloto, 15% de desconto nos pulsos e está planejando testar também uma tarifa plana nas ligações para a internet. Os planos alternativos devem ser estendidos a todo o Estado em três meses.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

O Vale entre Trump e Kamala: pleito coloca setor de tecnologia em lados opostos das eleições nos EUA

China inova com o lançamento do primeiro robô humanoide ultraleve, o Konka-1

Xiaomi investirá US$ 3,3 bi em P&D em 2024 e mira US$ 4,2 bi em 2025

China lança padrão internacional de dados de células-tronco para acelerar pesquisa