Tecnologia

Telefónica lança primeiro smartphone com sistema Firefox OS

A Telefónica prevê que em 2014 todos os países em que opera poderão comercializar o novo smartphone

Jornalistas analisam ZTE Open: a Telefónica também trabalha com outros fabricantes de telefones que incorporariam o Firefox OS como sistema operacional, entre elas, Alcatel, LG e Sony. (GettyImages)

Jornalistas analisam ZTE Open: a Telefónica também trabalha com outros fabricantes de telefones que incorporariam o Firefox OS como sistema operacional, entre elas, Alcatel, LG e Sony. (GettyImages)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2013 às 16h23.

Madri - A Telefónica passa a comercializar a partir desta segunda-feira na Espanha, por cerca de US$ 90, o primeiro smartphone do mundo com o sistema operacional aberto Firefox OS, que busca competir com o Android (Google) e o iOS (Apple) e será lançado em breve em vários países latino-americanos.

É o dispositivo móvel ZTE Open, voltado ao público jovem e a usuários que ainda não tenham smartphone, que querem atualizar suas versões Android e que buscam acesso a aplicativos básicas.

O anúncio foi feito hoje pelo diretor de desenvolvimento de produto e inovação tecnológica digital da Telefônica, Carlos Domingo, acompanhado de representantes da empresa Mozilla, proprietária da Firefox, e da fabricante de telefones ZTE.

Colômbia e Venezuela serão os próximos países a receber o novo telefone ZTE Open nas próximas semanas, enquanto o Brasil, que inicialmente seria o país de lançamento, poderá comercializar o aparelho apenas no final do ano, disse Domingo à Efe.

A Telefónica prevê que em 2014 todos os países em que opera poderão comercializar o novo smartphone.

O dispositivo tem tela de 3,5 polegadas, câmera de 3,2 megapixels, memória RAM de 256 MB, capacidade de 512 MB, um processador de 1 ghz e leva cartão microSD de 4GB.


O telefone, que em breve chegará a vários países latino-americanos, está integrado a redes sociais como o Facebook e, e segundo os diretores da Telefónica, deve incluir o aplicativo de mensagens WhatsApp.

A Telefónica também trabalha com outros fabricantes de telefones que incorporariam o Firefox OS como sistema operacional, entre elas, Alcatel, LG e Sony, acrescentou o responsável pela empresa.

Trata-se do primeiro telefone comercial com sistema operacional Firefox OS do mundo, depois dos já criados para a equipe de desenvolvimento pela empresa espanhola Geeksphone.

Segundo os dirigentes da Mozilla, uma organização sem fins lucrativos dedicada à criação de software livre e criadora do navegador de internet Mozilla Firefox, este é o 'primeiro capítulo' de um longo projeto, que está despertando o interesse de outras empresas de telecomunicações.

Segundo a presidente da Fundação Mozilla, Mitchel Baker, a internet é a plataforma 'mais poderosa' que já houve, com todo o tipo de oportunidades em nível global e local, e agora está integrada com a tecnologia móvel, mediante um sistema aberto.

Para Mitchel, isso estimulará a competitividade e a inovação, além de permitir a comercialização de dispositivos muito mais baratos que os de outras plataformas móveis. EFE

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas espanholasIndústria eletroeletrônicaServiçosSmartphonesTelecomunicaçõesTelefônica

Mais de Tecnologia

Depois da Microsoft, Amazon entra na corrida da computação quântica

Adobe lança aplicativo do Photoshop para iPhone

Google quer trocar verificação de segurança de SMS para QR Code

Microsoft corta contratos de data center e levanta dúvidas sobre demanda por IA