Tecnologia

Apresentado por Dell

Tecnologia é mais uma arma no combate ao câncer

Mapeamento genético reduz o tempo de início do tratamento de meses para dias

Dados na nuvem: tecnologia entra na luta para combater o câncer infantil (iStockPhoto)

Dados na nuvem: tecnologia entra na luta para combater o câncer infantil (iStockPhoto)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2014 às 07h25.

Assim como acontece em países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já é a principal causa de morte por doença entre crianças a partir de 1 ano de idade. E, embora os tratamentos tenham avançado muito nos últimos anos (estima-se que sete em cada dez crianças com câncer são curadas quando diagnosticadas precocemente e tratadas em centros especializados), a união da ciência com a tecnologia tornou-se uma das principais armas no combate à doença.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o TGen – instituto sem fins lucrativos especializado em tratar doenças como câncer e diabetes – vem usando a computação em nuvem para descobrir o melhor jeito de combater o neuroblastoma, uma das formas mais agressivas de câncer infantil. Com a ajuda da computação de alta performance, o laboratório consegue analisar cerca de 30 terabytes de dados genéticos por paciente (o equivalente a 30 milhões de livros) em apenas seis horas. Antes, o procedimento levava dez dias.

Após essa análise, que mostra a constituição específica do tumor, os dados são inseridos em um banco de dados. Nele, os médicos conseguem buscar casos semelhantes e descobrir a quais medicamentos essas pessoas responderam melhor. Conforme vai sendo alimentada, a rede cria, em tempo real, um repositório das descobertas mais recentes e dos tratamentos mais eficazes. “A tecnologia vem ajudando médicos e cientistas a chegar à melhor decisão de tratamento para cada uma das crianças que lutam contra o câncer”, diz Jeffrey Trent, presidente do TGen.

Acompanhe tudo sobre:DellEstúdio ABC

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump