Tecnologia

Tecnologia da Microsoft cria no PC avatar 3D de usuário

Programa apresentado a cientistas em feira da gigante do software captura expressões faciais e as reproduz em três dimensões

A interface do programa 'Talking Head': no futuro, avatar poderá representar usuários na internet  (Reprodução)

A interface do programa 'Talking Head': no futuro, avatar poderá representar usuários na internet (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de março de 2011 às 21h25.

Washington - Nesta semana, a gigante do software Microsoft apresentou à comunidade científica mundial algumas de suas principais inovações no TechFest 2011, evento realizado na cidade de Redmond, em Washington, onde fica o quartel-general da empresa. O objetivo do encontro, encerrado nesta quinta-feira, é apresentar tecnologias de ponta que, no futuro, após serem assimiladas pela indústria, farão parte de nossa rotina em áreas tão variadas como saúde e entretenimento. VEJA é o único veículo de imprensa da América Latina que teve acesso ao encontro.

Um dos principais destaques da feira é o projeto 3D Photo-Real Talking Head. A tecnologia permite a reprodução virtual em três dimensões do rosto e das expressões de uma pessoa: para isso, basta que ela se coloque diante de uma câmera ligada ao PC. O programa captura os movimentos, depois imitados pela Talking Head. A "cabeça virtual" também pode falar. Basta digitar um texto no programa (por ora, em inglês) e o avatar o declama na tela do PC.

"No futuro muito próximo, conseguiremos colocar esse avatar na internet e ele poderá interagir com outras pessoas por meio de nossos comandos, exatamente como naqueles hologramas do filme Guerra nas Estrelas", diz a engenheira Lijuan Wang, que participou do projeto. "Já temos tecnologia para isso, só falta torná-la mais viável comercialmente."

No vídeo a seguir, o engenheiro carioca Rico Malvar, cientista-chefe da Microsoft Reasearch, explica como funciona a Talking Head.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMicrosoftTecnologia da informaçãoTendências

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro