Tecnologia

TAM terá internet e celular na frota internacional em 2012

Empresa planeja tem 80 aviões equipados com a tecnologia nos próximos anos

Avião da TAM: Os serviços de conectividade eram oferecidos há nove meses em algumas aeronaves que realizavam voos domésticos (Divulgação/TAM)

Avião da TAM: Os serviços de conectividade eram oferecidos há nove meses em algumas aeronaves que realizavam voos domésticos (Divulgação/TAM)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2013 às 17h21.

São Paulo - A TAM informou que dentro de um ano, aproximadamente, seus passageiros vão poder usar serviços de celular e internet a bordo em sua frota internacional. A conectividade será implementada a partir do segundo semestre de 2012.

Por meio de rede celular, os clientes vão poder usar seus telefones durante o voo. Nesses aviões, também estará disponível sinal WiFi – o que possibilita o uso de computadores e tablets. Os serviços de conectividade eram oferecidos há nove meses em algumas aeronaves que realizavam voos domésticos.

A TAM terá 80 aviões equipados com os serviços de conectividade OnAir nos próximos anos. Os serviços serão implementados em 12 aeronaves Boeing 777-300ER (quatro já na frota e oito a serem recebidas até 2014), e em dez aeronaves Airbus A330 e 27 A350 (estas últimas a serem entregues entre 2014 e 2018). Somadas a elas, há 31 aeronaves de voos domésticos que terão o sistema até o início do próximo ano - das quais quatro já oferecem conectividade a bordo.

Todas as aprovações de agências reguladoras do setor de telecomunicações foram obtidas e os acordos de roaming já estão em vigor para o serviço nos voos domésticos, segundo a TAM. A empresa informou que já recebeu certificação de aeronavegabilidade da ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil) para aeronaves que operam no Brasil e submeteu uma solicitação semelhante para os aviões de rotas internacionais antes de instalar o sistema. O equipamento é certificado pela Agência Européia para Segurança da Aviação (EASA) desde 2009.

Acompanhe tudo sobre:Aviaçãocompanhias-aereasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasInternetServiçosSetor de transporteTAM

Mais de Tecnologia

Adobe lança aplicativo do Photoshop para iPhone

Google quer trocar verificação de segurança de SMS para QR Code

Microsoft corta contratos de data center e levanta dúvidas sobre demanda por IA

Lançamento do iPhone 16e marca saída da Apple do mercado de celulares de entrada