Tecnologia

TAM inicia operação de aeronave com rede de telefonia celular

Serviço está disponível inicialmente em apenas uma aeronave, em voos domésticos com rotas entre Guarulhos, Recife, Natal, Fortaleza e Porto Alegre

Tam (Divulgação/EXAME.com)

Tam (Divulgação/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de outubro de 2010 às 13h27.

SÃO PAULO – A companhia aérea TAM anunciou que a partir hoje está liberado o acesso aos serviços de telefonia móvel pelos passageiros, como navegar na internet via GPRS, fazer chamadas telefônicas e enviar SMS.

Inicialmente o serviço estará disponível apenas em uma aeronave da empresa, o Airbus A321 com 220 lugares, e em vôos domésticos com rotas entre Guarulhos, Recife, Natal, Fortaleza e Porto Alegre. Com isto a TAM se torna a primeira linha aérea a oferecer este serviço nas Américas.

A ferramenta já foi testada e aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e certificado pela European Aviation Safety Agency (EASA). Desde o início do ano a TAM vinha tentando obter a aprovação do serviço por esses órgãos.

O acesso aos serviços de telefonia móvel foi possível devido a uma parceria fechada com a OnAir, empresa que fornece sistemas para uso de celulares em aeronaves, que irá utilizar os satélites da Inmarsat SwiftBroadband.

O mecanismo permite que até oito passageiros utilizem celulares para ligações telefônicas ao mesmo tempo. Para dados e envio de SMS, não há restrições. O serviço fica disponível a partir do momento em que a aeronave atinge 4 000 metros de altura, quando os aparelhos entrarão em roaming internacional.

Proprietários de smartphones também poderão usar os aparelhos para acessar a internet e e-mails. O custo do serviço será definido pela operadora, portanto vale checar as tarifas antes de utilizar o sistema.

Durante decolagens e pousos, os passageiros serão orientados a desligar seus aparelhos eletrônicos. O sistema garante total segurança aos passageiros, pois impede que o sinal dos celulares cause interferência nos comandos da aeronave e na rede de antenas de celular em terra.

O sistema já foi utilizado em mais de 135 mil voos para 356 cidades, conectando passageiros de 83 países com acordos de roaming com aproximadamente 200 operadoras de telefonia móvel. A TAM pretende, para o próximo ano, ter mais aeronaves que operam voos domésticos equipadas com a tecnologia.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoCelularescompanhias-aereasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasIndústria eletroeletrônicaInternetServiçosSetor de transporteTAM

Mais de Tecnologia

WhatsApp traz recurso para personalizar balões de conversa e papéis de parede

Instagram testa botão de dislike para comentários

Governo Trump quer mudar critérios de subsídios criados por Biden para empresas de chip

Shein deve adiar IPO após Trump acabar com isenção para pacotes da China