Tecnologia

Tablets produzidos no Brasil podem custar até 31% a menos

Os tablets fabricados no Brasil poderão ser até 31% mais baratos que os importados por causa da redução de impostos

Os tablets fabricados no Brasil vão pagar menos impostos que os importados (Sean Gallup/Getty Images)

Os tablets fabricados no Brasil vão pagar menos impostos que os importados (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de abril de 2011 às 10h07.

São Paulo — Os tablets produzidos no Brasil poderão ter uma redução de até 31% no preço na comparação com os similares importados, por causa da redução de impostos.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, e Comércio Exterior (MDIC), por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Produção, iniciou, na última sexta-feira, 1º de abril, consulta pública sobre a proposta de criação de um Processo Produtivo Básico (PPB) para tablet PCs. O objetivo é definir as normas que vão reduzir a carga tributária dos tablets que serão fabricados no Brasil.

Com isso, a estimativa do Ministério das Comunicações é que o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) caia de 15% para 3% e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tomando São Paulo como exemplo, passe de 18% para 7%.

Entre as empresas que já manifestaram a intenção de fabricar tablets no Brasil estão Itautec, LG, Motorola, Positivo Informática e Samsung. O PPB estabelece as etapas de fabricação mínimas que as indústrias deverão cumprir para obter os benefícios fiscais.

A portaria do governo estabelece percentuais de produção nacional de peças e componentes dos tablets, como placas de circuito impresso, carregadores de bateria, módulos de memória e tela sensível ao toque. Os percentuais de conteúdo nacional serão aumentados gradativamente até 2014.

Caso os percentuais não sejam alcançados, a indústria ficará obrigada, no ano seguinte, a compensar a diferença, que não pode passar de 5%. Os fabricantes de tablets deverão encaminhar anualmente, ao governo, relatório com informações sobre os percentuais estabelecidos e os insumos adquiridos no mercado nacional. 

Acompanhe tudo sobre:ImpostosIndústriaIndústrias em geralLeãosetor-eletroeletronicoTablets

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não