Tecnologia

Tablet Philips PI3900

No final do ano passado, a Philips lançou uma linha de tablets no mercado brasileiro. Um deles foi o modelo PI3900. O aparelho tem uma configuração intermediária, com processador dual core, e roda o sistema Android. A empresa investiu para criar um aparelho com design agradável, algo que ajuda na venda de dispositivos de entrada […]

Tablet

Tablet

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2014 às 20h27.

logo-infolab

No final do ano passado, a Philips lançou uma linha de tablets no mercado brasileiro. Um deles foi o modelo PI3900. O aparelho tem uma configuração intermediária, com processador dual core, e roda o sistema Android. A empresa investiu para criar um aparelho com design agradável, algo que ajuda na venda de dispositivos de entrada — em alguns casos, até mesmo mais do que a configuração.

O PI3900 é um aparelho bonito, com uma moldura de plástico cinza e a parte traseira tem uma superfície com textura. Os detalhes em laranja dos botões, somado-se a sua leveza, dão um visual bem jovial para o tablet. As bordas chanfradas fazem o aparelho parecer ter um volume menor e ser mais fino do que ele realmente é.

O tablet tem tela de 7 polegadas e ótimo para a navegação na web. O display tem resolução de 1024 por 600p e reconhece até cinco toques simultâneos. O painel é IPS, portanto, oferece bons ângulos de visão. Ele, entretanto, peca somente no contraste de cores e pelo fato de não possuir um sensor de luminosidade para regular o brilho da tela automaticamente.

No mérito da construção, o que chama mais a atenção negativamente é a fragilidade do aparelho, ao imprimir uma certa força com os dedos na parte central da traseira, é possível ver a imagem distorcer na tela.

Em suas bordas somente o botão de power, os botões de controle de volume estão localizados na traseira, o que parece uma boa opção quando se usa o tablet na posição horizontal, mas na vertical é preciso mover uma das mãos para alcançar os botões.

Ele também tem uma porta HDMI, que pode ser usada para transmitir filmes para uma TV. Com o app HDMISwitch, é possível selecionar a resolução do sinal enviado para o televisor (480p, 720p e 1080p), mesmo na maior resolução não houve travamentos.

Configuração

A configuração é razoável. o Cortex A9 dual core de 1,5 GHz, aliado ao 1 GB de memória RAM, faz com que o sistema rode suavemente. Acessar redes sociais e visitar sites de notícias são atividades em que o aparelho se sai muito bem.

O sistema, contudo, apresenta lentidão apenas quando muitos aplicativos são executados simultaneamente. O indicado é sempre terminar os processos dos aplicativos após o uso.

Já para jogos, a ultrapassada placa gráfica Mali 400 sofre em aplicativos que exigem maior performance. No Jetpack Joyrider há constantes quedas de frames, já no Asphalt 8 é um teste de paciência jogar com a baixíssima frame rate e constantes travadas. O indicado para esse tablet é rodar apenas jogos leves, como é o caso da maioria dos games casuais, como Angry Birds ou Minion’s Rush.

Benchmarks

Philips PI3900 
Vellamo -  868
3D Mark - 1880
Single Core - 263
Multi Core - 463

Positivo Mini
Vellamo - 2099
3D Mark - 3904

Galaxy Tab 3
Vellamo - 1285
3D Mark - 2231

Diversão

O tablet reproduz os seguintes formatos de mídia: Áudio: MP3, FLAC, MIDI, OGG, AMR, WAV, MP4, XviD, MPG, WMV, MKV, 3GP e MOV. 

Como a câmera não é muito utilizada por donos de tablets, a empresa não investiu nesse recurso, provavelmente para baratear o produto. A câmera principal registra fotos com resolução de apenas 2 MP, que apresentam bastante ruído.

Foto por: INFO

Foto por: INFO

Bateria

A bateria não é um destaque neste tablet da Philips. No teste de reprodução de vídeo com Wi-Fi e Bluetooth ativos realizado pelo INFOlab, o produto aguentou apenas 3h53 longe da tomada. Ou seja, se o objetivo for fazer um uso intenso do aparelho, é importante estar com o carregador microUSB sempre por perto.

Considerações Finais

O tablet Philips PI3900 é uma boa opção de tablet de entrada se o objetivo do usuário for navegar na web, acessar redes sociais e utilizar aplicativos que não exigem um desempenho pesado. O sistema Android oferece uma boa experiência de uso, sem grandes novidades para quem já conhece o sistema. No entanto, o PI3900 é um dos mais baratos do mercado nacional, sendo vendido por 448 reais. Quem precisa de um tablet apenas para acessar a internet e realizar tarefas básicas, esse aparelho é uma escolha com bom custo-benefício. 

Ficha técnica

ProcessadorARM Cortex A9 1,51 GHz (Dual Core)
ChipsetAmlogic
GPUMali 400
Memória RAM 1GB
Armazenamento8GB + microSD
Câmera2 MP traseira (Foto: 1600 x 1200 pixels, grava em VGA); 0,3 MP frontal
Bateria3h53
Dimensões19,6 x 12,3 x 0,9 cm
Peso291g

Avaliação técnica

PrósExtremamente leve, saída mini HDMI, preço atrativo
ContrasCâmera de baixa qualidade, pouca autonomia de bateria
ConclusãoBom aparelho para navegação na web
Configuração7,3
Usabilidade7,5
Bateria6,4
Design7,7
Média7.3
PreçoR$ 448
Acompanhe tudo sobre:PhilipsReviewsReviews INFOTablets

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO