Tecnologia

Tablet da Amazon custará 250 dólares

Aparelho será lançado em novembro deste ano, afirma site TechCrunch

BlackBerry Playbook: tablet da Amazon será similar ao aparelho da RIM (Divulgação)

BlackBerry Playbook: tablet da Amazon será similar ao aparelho da RIM (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2011 às 15h22.

São Paulo - O tablet da Amazon, que se chamará Amazon Kindle, custará 250 dólares, informou MG Siegler, colunista do site TechCrunch, que testou o novo gadget. O aparelho terá tela colorida, será touchscreen e rodará Android, sistema operacional do Google.

Segundo relato do colunista, o tablet da gigante americana do varejo não funcionará com a tecnologia e-Ink, a mesma utilizada pelo seu leitor digital Kindle. Sua tela será iluminada, a exemplo do que ocorre no iPad, o tablet da Apple. A versão testada por Siegler foi um protótipo, que ainda não passou a ser produzido. O lançamento do aparelho nos Estados Unidos está previsto para novembro deste ano.

A Amazon vai cobrar pelo aparelho 250 dólares, valor abaixo do praticado pela Apple e similar ao Nook Color, o leitor digital da rede livreira Barnes & Noble. De acordo com o site americano, o gadget da companhia lembra o design do BlackBerry PlayBook, tablet da RIM, fabricante do celular BlackBerry.

A interface do Amazon Kindle será parecida com a de outros tablets. Em sua "área de trabalho" o usuário visualizará ícones de aplicativos de livros, filmes etc. Ele não possuirá botões físicos para a navegação, como ocorre no Kindle, e sua loja on-line será a Amazon Android Appstore, uma versão personalizada da Android Market. O aparelho não terá câmera fotográfica e sua capacidade interna será de apenas 6 GB, o que leva a crer que a multinacional pretende apostar em seus serviços na nuvem para o armazenamento de dados.

Até o momento, o tablet funcionará apenas com recurso Wi-Fi. A Amazon, no entanto, parece estar negociando com as operadoras uma versão 3G.

A chegada do novo aparelho não colocará ponto final na produção do Kindle tradicional. O lançamento, contudo, deve fazer com que o leitor digital, atualmente líder de mercado, tenha seu preço reduzido.

Acompanhe tudo sobre:AmazonComércioEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetLançamentoslojas-onlineTablets

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não