EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h34.
A Sun Microsystems anunciou que demitirá, nos próximos seis meses, entre 4 mil e 5 mil funcionários da companhia, ou 11% a 13% de sua força total de trabalho. A demissão em massa é uma tentativa de empresa de controlar as contas e recuperar rentabilidade.
Os cortes resultarão em uma economia anual que pode chegar a até 590 milhões de dólares no ano fiscal que se encerra em junho de 2007. Além disso, a Sun promete mudanças estruturais nos próximos trimestres que devem ajudar a companhia a poupar entre 340 milhões e 500 milhões de dólares, tais como a retirada de instalações da companhia de prédios alugados em Sunnyvale, California.
Desde 2000, quando a companhia começou a sentir os efeitos da "bolha" da internet, a Sun tem lutado para encontrar uma nova fórmula de crescimento. Os boatos que de que haveria corte de funcionários se tornaram constantes dentro e fora da empresa depois que Scott McNealy renunciou ao cargo de diretor-executivo, em abril, e permaneceu apenas como presidente do conselho de administração.
"A economia que a Sun fará é suficiente para colocá-la de novo em uma rota lucrativa com um ganho razoável, que é o que realmente espera Wall Street", afirmou o analista Nathan Brookwood, da consultoria Insight 64, ao jornal americano The Wall Street Journal.