Tecnologia

Steve Jobs é retratado como brilhante e brutal em filme

O co-fundador da Apple Steve Jobs ainda fascina o público, e duas grandes produções de cinema lançadas nesta temporada se dedicam a analisar sua vida e carreira


	Steve Jobs: longa contrasta o homem que certa vez aspirou ser um monge budista com o executivo que negou a paternidade de seu primeiro filho
 (Bloomberg)

Steve Jobs: longa contrasta o homem que certa vez aspirou ser um monge budista com o executivo que negou a paternidade de seu primeiro filho (Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2015 às 21h10.

Nova York - Quatro anos após sua morte, o co-fundador da Apple Steve Jobs ainda fascina o público, e duas grandes produções de cinema lançadas nesta temporada se dedicam a analisar sua vida e carreira.

Para o premiado documentarista Alex Gibney, esse é também o momento de se reavaliar a personalidade do rígido perfeccionista que revolucionou o modo como as pessoas se comunicam, mas cuja maneira como tratava amigos, familiares e colegas de trabalho era algumas vezes cheia de contradições.

“Steve Jobs: The Man in the Machine” não traz nenhuma grande novidade factual.

Mas o longa contrasta o homem que certa vez aspirou ser um monge budista com o executivo que negou a paternidade de seu primeiro filho no início e presidiu uma companhia que pagava uma ninharia aos operários chineses em fábricas de iPhone, além de ter cortado fundos de seus programas filantrópicos enquanto lucrava bilhões.

“Ele tinha o foco de um monge, mas nada da empatia”, diz Gibney no filme.

O documentário, que chega aos cinemas dos EUA em 4 de setembro, usa filmagens de arquivos e entrevistas com jornalistas, alguns antigos amigos e ex-funcionários da Apple. Tanto a Apple como a viúva de Jobs, Laurene, não quiseram cooperar com a produção.

Outro filme sobre Jobs, o longa "Steve Jobs", estrelado por Michael Fassbender, está previsto para ser lançado em outubro.

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresáriosEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaFilmesPersonalidadesSteve JobsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump