Tecnologia

Steve Jobs ameaçou processo contra Palm

O processo de patentes aconteceria se o presidente-executivo da empresa recusasse um acordo que a impediria de contratar funcionários da Apple


	Steve Jobs: Jobs propôs eliminar a concorrência por talentos entre as duas companhias.
 (Justin Sullivan/Getty Images)

Steve Jobs: Jobs propôs eliminar a concorrência por talentos entre as duas companhias. (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2013 às 14h15.

San Francisco - O cofundador da Apple Steve Jobs ameaçou um processo de patentes contra a Palm se o presidente-executivo da empresa recusasse um acordo que a impediria de contratar funcionários da Apple, de acordo com documentos judiciais.

A atitude de Jobs foi revelada como parte de um processo civil aberto por cinco trabalhadores do setor de tecnologia contra Apple, Google, Intel e outras companhias.

Eles alegam conluio para eliminar a concorrência pela contratação de funcionários umas das outras, o que resultou em salários mais baixos.

As companhias de tecnologia acusadas tentaram manter diversos documentos em segredo, mas a juíza federal Lucy Koh, de San Jose, Estados Unidos, rejeitou parte de suas solicitações, o que resultou na divulgação pública da comunicação entre Jobs e o então presidente-executivo da Palm, Edward Colligan, em 2007.

Jobs propôs eliminar a concorrência por talentos entre as duas companhias, de acordo com depoimento juramentado de Colligan citado pelos queixosos.

Ele também sugeriu que, caso a Palm não aceitasse esse arranjo, poderia enfrentar processos por violação das muitas patentes da Apple, de acordo com o depoimento de Colligan.

Um representante da Apple não foi localizado de imediato para comentar o assunto. Um porta-voz da Hewlett-Packard, que assumiu o controle da Palm, também não foi localizado.


Colligan disse a Jobs que o plano era "provavelmente ilegal", e que a Palm não se deixaria "intimidar" pela ameaça.

"Se você optar pela via judicial, podemos responder com alegações próprias baseadas nos ativos de patentes , mas não creio que um processo seja a resposta", ele disse.

Em 2010, Google, Apple, Adobe Systems, Intel, Intuit e a divisão Pixar da Disney, fecharam um acordo com o Departamento da Justiça norte-americano que proíbe seu envolvimento em pactos de não contratação de funcionários de companhias rivais.

O Departamento da Justiça federal e as autoridades regulatórias da Califórnia abriram processo contra o eBay no fim do ano passado sobre um suposto acordo desse tipo com a Intuit.

O eBay apresentou petição à Justiça na terça-feira solicitando a invalidação do caso do governo, afirmando que a companhia nada fez de errado.

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresáriosEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaJustiçaPersonalidadesSteve JobsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

ChatGpt fora do ar? IA tem instabilidade neste sábado, 26

Spotify vai aumentar preço das assinaturas a partir de junho, diz jornal

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026