Tecnologia

Startup lança aplicativo que permite contratar motoboys

Versão para Android chegará em breve, mas ainda não há previsão para Windows Phone

Moto (Flickr/mardruck)

Moto (Flickr/mardruck)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 25 de março de 2014 às 14h01.

A VaiMoto lança nesta terça-feira (25) o seu aplicativo para dispositivos com sistema iOS, da Apple, que permite contratar motoboys para realizar entregas na cidade de São Paulo e região metropolitana. A versão para Android será lançada no final do mês de abril.

A startup foi fundada em outubro de 2013 e atualmente recebe cerca de 300 solicitações por dia. Antes de chegar ao ambiente mobile, a empresa oferecia a contratação de motoboys apenas por meio do seu site. "Quando começamos a idealizar o projeto, com foco em pequenas e médias empresas, ficou muito claro que a melhor abordagem inicial seria a web", disse a INFO Daniel Muniz Silva, fundador e CEO da VaiMoto. Com a disponibilização do serviço em smartphones, o executivo acredita que as contratações de transporte cresçam 20% em até seis meses.

Silva diz ainda que a VaiMoto irá iniciar operações na cidade do Rio de Janeiro na semana que vem e que já há "uma centena" de profissionais cadastrados na plataforma — em São Paulo, são mais de 2 mil. Sobre a oferta do serviço em outras cidades do Brasil, o executivo se diz inicialmente focado nas grandes capitais. "Avaliamos a possibilidade de expansão com cuidado. Mas conquistar 20% do mercado de São Paulo seria melhor do que conseguir 100% de alguns outros locais", afirma.

Em outubro de 2014, quando a startup completa um ano de operação, a expectativa é de que cerca de 100 mil solicitações de motoboys tenham sido feitas por meio do site e dos aplicativos móveis.

Apesar da companhia investir na expansão para o ambiente móvel, o Windows Phone, o segundo sistema mais usado no Brasil, de acordo com a consultoria IDC, ainda não está entre as prioridades da empresa neste ano, talvez em 2015 — mas tudo depende da necessidade identificada pela companhia.

A VaiMoto recebeu um aporte inicial de 2 milhões de reais no final de 2013 e, apesar de buscar investidores, a empresa é criteriosa na escolha. "Estamos preocupados em trazer investidores que têm algo a agregar ao nosso negócio, que já tenham alguns casos de sucesso", disse Silva. "O VaiMoto representa uma redução de custo e ganho de eficiência no transporte. Não há uma solução rápida para o caos do trânsito das cidades. Esse cenário para o modelo de negócio do VaiMoto é super positivo."

Como funciona - O VaiMoto já contava com um aplicativo móvel para Android, mas ele era voltado para os motoboys. Essencialmente, a lógica é a mesma dos apps de chamada de táxi: o usuário solicita o serviço e o profissional irá receber uma notificação em seu smartphone. O contratante pode acompanhar todo o percurso realizado pelo motoboy que irá entregar a sua encomenda. O contato entre o cliente e o profissional acontece sem o intermédio da empresa.

 

Acompanhe tudo sobre:AndroidGoogleINFOiOSSoftware

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não