Tecnologia

SPTrans diz que investigará suspeita de falha em aplicativo

Um estudante afirma ter descoberto uma falha que permite alterar o saldo dos cartões de bilhete único

Ponto Certo: a empresa diz manter um processo "ininterrupto" de combate a fraudes (Ponto Certo/Reprodução)

Ponto Certo: a empresa diz manter um processo "ininterrupto" de combate a fraudes (Ponto Certo/Reprodução)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 23 de março de 2017 às 10h55.

São Paulo - A São Paulo Transportes (SPTrans) afirma, em nota, que fará contato com o estudante Victor Santiago para se inteirar sobre a suspeita de fraude.

"Obtidos os indispensáveis detalhes do procedimento invasivo, envolveremos a USP na avaliação de eventual falha no sistema operado pela mencionada rede."

Ainda segundo a empresa, "caso seja comprovada alguma possibilidade de fraude, será adotada solução para correção da falha". A SPTrans diz manter um processo "ininterrupto" de combate a fraudes.

"A Secretaria de Mobilidade e Transportes trabalha em uma força-tarefa de combate às fraudes com as autoridades policiais, colaborando com todas as informações necessárias."

A empresa afirma ainda que a Rede Ponto Certo - dona do aplicativo que, segundo o estudante, permite a falha - apresentou um atestado emitido pela USP garantindo a segurança do sistema.

"Fazemos análises diárias sobre fraudes e não encontramos nenhuma evidência de que esse tipo de fraude tenha acontecido no sistema."

Já a Rede Ponto Certo enviou ao Estado um atestado emitido em 2014 pela USP sobre a segurança do aplicativo. A empresa diz que seu aplicativo segue os padrões exigidos pela SPTrans, que foi homologado pela empresa e é atualizado constantemente.

A Ponto Certo afirma ainda que o aplicativo foi desenvolvido seguindo regras de criptografia do National Institute of Standards and Technology, dos Estados Unidos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:AppsSão Paulo capitalTransporte público

Mais de Tecnologia

JD.com intensifica investimentos em inteligência incorporada com novas startups

Com reforma tributária, Serpro se prepara para processar 800 bilhões de operações por ano

Apple prepara iPhone dobrável e acende esperança em mercado que deve encolher 4%

Empolgação com robotáxis é precoce, dizem analistas do HSBC