EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h33.
Claro, Oi, Tim, Vivo, CTBC, Amazônia Celular, Brasil Telecom GSM e Telemig Celular formaram uma parceria inédita para que seus clientes troquem mensagens multimídia (MMS) entre si. As MMSs permitem o envio e recepção de imagens, texto e áudio. A americana VeriSign foi escolhida pelas operadoras para centralizar conexões, gerenciar o tráfego e adaptar o conteúdo, quando necessário, para o padrão usado pelos receptores.
Em outubro de 2003, a VeriSign comprou a unidade de clearing da Embratel e tornou-se a responsável pela compensação das ligações telefônicas entre todas as operadoras celulares (as ligações geradas e recebidas precisam ser contabilizadas, como no caso de compensações bancárias). Já naquela época, executivos da companhia manifestavam interesse em fornecer plataformas para transmissão de dados e mensagens curtas.
Por enquanto, a troca de MMS entre usuários de diferentes operadoras será feito em caráter experimental. O contrato ainda não foi assinado por todas as operadoras. De acordo com a VeriSign, a tarifa de envio de mensagens entre operadoras vai variar de acordo com os planos tarifários de cada uma. As operadoras pretendem com a parceria estimular o mercado de MMS no Brasil. No caso da troca de mensagens SMS (os chamados "torpedos") as operadoras firmaram acordos de interoperabilidade uma a uma.