Tecnologia

SpaceX lançará 88 satélites ao espaço nesta terça, 29; saiba como assistir

Empresa espacial de Elon Musk irá enviar satélites para alguns países e empresas na tarde desta terça-feira

SpaceX: empresa de Elon Musk irá realizar a 20ª missão em 2021 (Agência France-Presse/AFP)

SpaceX: empresa de Elon Musk irá realizar a 20ª missão em 2021 (Agência France-Presse/AFP)

LP

Laura Pancini

Publicado em 29 de junho de 2021 às 09h52.

Última atualização em 29 de junho de 2021 às 10h22.

Nesta terça-feira, 29, a empresa espacial de Elon Musk, SpaceX, fará o lançamento do foguete Falcon 9 com 88 pequenos satélites ao espaço.

Com pouso na região do Cabo, o voo da SpaceX será a 20ª missão da empresa em 2021. É a 8ª tentativa de lançamento e pouso com o Falcon 9 na missão Transporter-2.

A primeira missão, denominada Transporter-1, ocorreu em janeiro deste ano e estabeleceu um novo recorde para o número de satélites transportados por um único foguete, com 143 satélites.

A segunda missão não irá ultrapassar o recorde, mas, de acordo com a SpaceX, a massa combinada dos dispositivos é maior do que a da primeira missão.

Serão transportados satélites para militares dos Estados Unidos, satélites de observação da Terra para empresas sediadas na Argentina e na Finlândia e CubeSats, satélite miniaturizado usado para pesquisas, para agências espaciais internacionais.

A SpaceX normalmente realiza seus pousos em enormes navios-robôs autônomos, que funcionam como uma espécie de drone aquático, mas a missão não vai para a órbita de alta altitude e, portanto, tem combustível suficiente para pousar em terra firme, mais especificamente na região do Cabo.

"O Falcon 9 voará ao longo da costa leste da Flórida, sobre o oceano e poderá ser visível do solo", disse a SpaceX em comunicado.

Para sua terceira e próxima missão, o Falcon 9 vai servir como um "Uber Pool espacial", ajudando satélites menores a entrar em órbita ao dividir o espaço no foguete.

A decolagem desta terça-feira deve acontecer entre 15h56 e 16h56 da tarde. Para assistir, é só acessar o site da SpaceX cerca de 15 minutos antes do lançamento.

  • Não perca as últimas tendências do mercado de tecnologia. Assine a EXAME.

 

Acompanhe tudo sobre:Elon MuskSatélitesSpaceX

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro