Tecnologia

Elon Musk está preocupado que SpaceX irá falir?

Em e-mail interno vazado, CEO da Tesla parece irritado pela falta de avanço em motores e menciona risco de falência, mas logo foi ao Twitter se explicar; entenda a situação

Elon Musk, proprietário do Twitter (TWTR34), CEO da Tesla e da SpaceX (Andrew Harrer/Bloomberg)

Elon Musk, proprietário do Twitter (TWTR34), CEO da Tesla e da SpaceX (Andrew Harrer/Bloomberg)

LP

Laura Pancini

Publicado em 2 de dezembro de 2021 às 12h22.

Última atualização em 2 de dezembro de 2021 às 13h25.

O bilionário Elon Musk aparenta estar preocupado com o futuro da SpaceX.

No dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, feriado dos Estados Unidos, o executivo teria enviado um e-mail aos funcionários da empresa espacial irritado pela falta de avanço nos motores Raptor que impulsionam o foguete Starship.

"A crise de produção do Raptor está muito pior do que parecia há algumas semanas. Corremos o risco genuíno de falência se não conseguirmos atingir uma taxa de voo da nave Starship de pelo menos uma vez a cada duas semanas no próximo ano", escreveu Musk. Uma cópia do e-mail foi obtido pelo jornal americano CNBC.

Apesar de escandaloso, vale ressaltar que não se sabe o real contexto interno da empresa e que Musk pode estar apenas pressionando os colaboradores da SpaceX para acelerar na produção — são necessários 39 motores Raptor para cada foguete Starship.

No dia após a publicação do e-mail vazado, o CEO Elon Musk explicou seu posicionamento em uma série de publicações no Twitter: "Se uma severa recessão global acabasse com disponibilidade/liquidez de capital, enquanto a SpaceX perde bilhões na Starlink e Starship, então a falência, embora ainda improvável, não é impossível", explicou o executivo.

Musk ainda adicionou uma frase do engenheiro Andrew Grove, "Só os paranoicos sobrevivem", o que reforça ainda mais a ideia de que o e-mail não é nada além do que aquela pressão do chefe.

A SpaceX recentemente fechou um contrato com a Nasa de 2,9 bilhões de dólares para o uso dos foguetes Starship em uma série de missões espaciais, como a missão Artemis. Tal movimento pode indicar que, em 2022, a empresa terá uma taxa de voo frequente para testes do Starship, o que pode evitar o risco de falência.

Além disso, nos Estados Unidos, a palavra bankruptcy usada pelo executivo pode ser tanto para descrever falência quanto a um pedido de recuperação judicial.

Acompanhe tudo sobre:Elon MuskSpaceX

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro