Tecnologia

SpaceX, de Elon Musk, vai lançar satélites brasileiros

Operação com empresa do bilionário que esteve na sexta-feira com Jair Bolsonaro, contudo, não foi direta, mas via empresa finlandesa

O CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk (Bloomberg / Colaborador/Getty Images)

O CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk (Bloomberg / Colaborador/Getty Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 24 de maio de 2022 às 14h07.

Última atualização em 25 de maio de 2022 às 10h19.

A Aeronáutica informou que o país lançará até a próxima segunda-feira dois satélites-radar com a SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, que esteve no Brasil na semana passada para um encontro com o presidente Jair Bolsonaro. Mas a contratação da empresa do homem mais rico do mundo foi indireta, de acordo com a Força Aérea.

Quais são as tendências entre as maiores empresas do Brasil e do mundo? Assine a EXAME por menos de R$ 0,37/dia e descubra.

Os preparativos para o lançamento, a partir do Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), estão sendo finalizados. O projeto começou a ser desenvolvido em 2019 com a empresa finlandesa Iceye, com custo total de US$ 33 milhões. A parceria com a Space X foi feita de forma indireta, pela própria fabricante do equipamento.

A expectativa é que o novo sistema batizado de Lessonia 1 entre em operação em novembro. A principal novidade é que novo sistema permite captar dados, independentemente das condições atmosféricas, através de nuvens, por exemplo, o que pode ser útil na Amazônia.

LEIA TAMBÉM: Depois de viver 4 horas de amor no Brasil, Musk inicia a semana sob pressão

Por meio desses radares, que rastreiam distâncias inferiores a 2 metros, será possível coletar imagens sobre queimadas, desmatamento e garimpos.

Segundo o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior, a Força pretende ceder as imagens para órgãos públicos, como Ibama e Polícia Federal. O sistema não capta foto em tempo real e os dados precisam de tempo para ser tratados e analisados, de acordo com os objetivos.

O comandante da Aeronáutica contou, em café com jornalistas, que conversou com Musk e ofereceu a ele a estrutura do Centro de Lançamento de Alcântara (Maranhão), via cessão onerosa. A base permite o lançamento de pequenos satélites.

(Agência O Globo)

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:BrasilElon MuskEXAME-no-InstagramSatélitesSpaceX

Mais de Tecnologia

Site da Centauro, do grupo SBF, passa por falha de segurança

Meta apoia proposta europeia de "maioridade digital", desde que para todos os serviços online

Depois de dois anos, vendas de iPhones na China voltam a crescer e sobem 8% no segundo semestre

Gigantes chinesas pressionam por stablecoins atreladas ao yuan para competir com domínio do dólar