foto
Da Redação
Publicado em 29 de outubro de 2014 às 18h51.
A Sony trouxe toda a expertise da indústria de tecnologia japonesa para o Xperia Z3. O smartphone topo de linha da marca substitui o Xperia Z2, lançado no Brasil no primeiro semestre deste ano. O aparelho agora corrige alguns problemas da edição anterior, como, por exemplo, o design. Com bordas arredondadas, agora o gadget é muito mais ergonômico. O Z3 é vendido no Brasil por 2.699 reais e vem com a pulseira inteligente SmartBand, que monitora o usuário dia e noite para quantificar seu estilo de vida. Nessa faixa de preço, o produto concorre com o Galaxy S5, da Samsung, e com o LG G3.
//www.youtube-nocookie.com/embed/my82oJ_iXA0?list=PLA3HywjmRNstzZfaJdF6oF8r_Y6AQ4YMS
O Xperia Z3 tem vidro temperado tanto na frente quanto atrás. Apesar do visual elegante proporcionado por esses componentes, a aparição de riscos na parte traseira é possível. A recomendação é usar uma capa ou película protetora para preservar o gadget.
O aparelho tem vedação contra a entrada de água e poeira. De acordo com sua certificação IP68, o produto pode ser mergulhado à profundidade de 1,5 m durante 30 minutos. Entretanto, para que o dispositivo não seja danificado, é preciso que as portas de conectores (exceto a saída P2) estejam fechadas.
Por mais que o design faça o aparelho parecer menor, a tela do Z3 é semelhante à do Z2. Ela tem 5,2 polegadas e resolução Full HD. Para melhor a qualidade de imagem, a Sony oferece também as tecnologias chamadas de X-Reality e Triluminos.
Os botões do smartphone não mudaram e estão dispostos da mesma forma nos celulares da marca, desde o gadget de entrada E3 até o topo de linha Z3. Na lateral direita, há botão dedicado para a câmera, os controles de volume, de desbloqueio de tela e as entradas para o chip e para o cartão microSD. Na parte de cima, fica apenas a saída P2. Já na lateral esquerda fica o conector microUSB para recarregamento, além do conector para recarregamento sem fio.
O aparelho tem configuração topo de linha: processador Qualcomm Snapdragon 801, 2 GB de RAM, 16 GB de armazenamento interno, entrada para cartão microSD, NFC, sistema Android 4.4.4 KitKat, GPU Adreno 330, Bluetooth 4.0, suporte para 4G, Wi-Fi padrão AC, e câmeras de 20.7 MP e 2.2 MP.
Basicamente, o Z3 se saiu muito bem nos testes do INFOlab, mas a performance é tão próxima da do Z2 que eles são quase indistinguíveis. Entretanto, é curioso notar que o Moto X novo, que também usa um Snapdragon 801, se saiu consideravelmente melhor talvez esse problema seja causado pela customização do Android da Sony.
Em relação ao Z2, o novo smartphone da Sony tem um clock ligeiramente maior tanto em CPU, passando de 2,3 GHz para 2,5 GHz. O mesmo acontece na GPU (800 MHz para 933 MHz). A diferença mais significativa, contudo é suporte nativo a dois chips (recurso disponível na versão dual SIM do gadget). Outro ponto relevante é o suporte a eMMC 5.0., o que quer dizer que a velocidade da memória interna do Z3 é um pouco maior que a do Z2.
3D Mark (em pontos) | Barras maiores indicam melhor desempenho |
---|---|
Xperia Z3 | 17976 |
Xperia Z2 | 18832 |
O Xperia Z3 é um ótimo aparelho em muitos aspectos. Mas ele deixa a desejar em casos de uso intenso. A bateria do smartphone da Sony aguentou apenas por 6h21 nos testes do INFOlab. A queda de autonomia de uso é notável, já que o Z2 atingiu mais de 10 horas de uso em nossa avaliação.
A duração da bateria no dia a dia é boa, apesar dos testes de uso intenso terem mostrado um desempenho ruim.
Como de praxe, a empresa oferece uma série de modos de economia de energia. De acordo com a Sony, 80% da bateria é consumida por aplicativos que rodam em background. Por isso, além do modo Stamina comum, que desliga muitas funções do aparelho quando a tela está apagada, há agora um modo Ultra Stamina. Com ele, é possível fazer a bateria do Z3 durar ainda mais: a estimativa é que ele possa aguentar por até duas semanas inteiras ligado. Claro que ele passa a funcionar como um celular nesse caso. Se você passar algum tempo jogando ou vendo vídeos, essa previsão baixa muito.
O Xperia Z3 tem suporte para TV digital, assim como o Z1 e o Z2. Não novidades relevantes no software. Como de costume, é possível gravar programas da TV aberta, mas o formato de saída não é dos mais amigáveis, o que dificulta a pirataria.
Em termos de áudio, o gadget tem tecnologia de cancelamento de ruído. Entretanto, é preciso comprar um fone de ouvido específico da Sony para que isso realmente funcione. O produto custa 250 reais no Brasil. A tecnologia facilita o acesso a fones de ouvido com cancelamento de ruído, que são vendidos no país por mais de 1 mil reais. Entretanto, o consumidor só poderá usá-lo em seu celular.
O celular suporta High Resolution Audio, ou seja, pode reproduzir arquivos codificados com uma taxa de amostragem de 96kHz (contra os 44,1kHz de um CD comum) e bit depth de 24 bits. A estratégia de investir em áudio faz sentido para a Sony, uma empresa que também tem uma importante divisão de música (Sony Music).
Segundo a Sony, outro ponto importante em termos de diversão é que, a partir de novembro deste ano, os celulares da linha Z3 terão um novo recurso: fazer streaming de jogos do PlayStation 4. Com um acessório da Sony chamado GCM10 Game Control Mount, é possível encaixar o smartphone no controle Dualshock 4 e jogar sem precisar de uma televisão.
O recurso é especialmente útil para quem mora com várias pessoas, sejam familiares ou colegas. Você não precisa monopolizar a televisão só porque quer jogar videogame.
A conexão pode ser feita tanto pelo roteador (sem perder o acesso à internet no telefone) quanto diretamente, usando o PS4 como access point.
O sistema Android KitKat 4.4.4 tem a mesma interface e os mesmos aplicativos presentes no Z2.
Whats New - Uma vitrine de aplicativos e mídias de outras lojas, incluindo a Play, Music Unlimited e a PSN.
Sony Select - Um aplicativo de curadoria mais focado nas ofertas da Play.
Notícias SocialLife Um amalgama de agregador de redes sociais com leitor de RSS.
Lifelog Aplicativo que reúne informações captadas pela pulseira SmartBand, como quantidade de passos dados e a qualidade do sono do usuário.
Video Unlimited Loja de filmes e programas de TV (disponível para Japão, EUA, Canadá, Austrália e alguns países europeus)
TrackID Funciona como o SoundHound: busca a identidade de músicas captadas pelo microfone
Smart Connect Aplicativo de automação que realiza algumas ações configuráveis de acordo com um contexto. Por exemplo, se os fones de ouvido são conectados, o telefone sai do mudo e o aplicativo de música é iniciado. As ações podem variar desde iniciar um aplicativo até postar no Facebook. Também gerencia periféricos como o Smart Band.
Xperia Care Aplicativo de suporte, com acesso remoto
TrackID TV Exatamente a mesma coisa que o TackID, mas para programas de TV (disponível para Japão, EUA, Canadá, Austrália e alguns países europeus)
PlayStation Integração com o PS4. Controla o console remotamente, exibe ofertas da PSN, administra contatos e achievements
Xperia Lounge Aplicativo de promoções da Sony na vida real (ingressos para shows, etc). Também oferece algum conteúdo de mídia (filmes, músicas, etc)
Playstation Mobile Loja de games mobile para o PS Vita e para o Android. Não está disponível no Brasil, mas é possível mentir sobre sua localização para utiliza-la. Não tem muito conteúdo, mas o que existe é basicamente exclusivo.
File Commander Aplicativo para visualizar o sistema de arquivos. Grátis na Play.
OfficeSuite 7 Apenas visualiza arquivos Office. É preciso pagar pela versão Pro para editar e criar documentos. Grátis na Play.
Rascunhar Aplicativo de desenho. Bem simples, mas com uma interface atraente.
TuneIn Radio permite ouvir estações de rádio via internet. Grátis na Google Play.
TV SideView Mostra a programação de canais de televisão com resumos descritivos.
Garmin Navigon Aplicativo de GPS com mapas off-line. Talvez um dos aplicativos amis genuinamente úteis do grupo. Não há muito o que falar dele, exceto o fato (extremamente significante) que ele é completamente exclusivo e a versão equivalente na Play custa 85,09 reais.
Não há muitas novidades no software de câmera do Xperia Z3. Para obter os melhores resultados, o ideal é captar imagens com 20,7 MP ou então com 8 MP com oversampling. Há opções de fotografia em 16:9 e 4:3. Entretanto, na resolução máxima, as imagens são registradas obrigatoriamente em 4:3 e o HDR não pode ser ativado.
A câmera do Z3 é boa, em termos gerais, e está acima da média de mercado. As fotografias apresentam boa qualidade, apesar de apresentar ruído em cenas escuras.
A filmagem com a câmera principal pode ser feita em 4K. Após relatos de usuários que tiveram problemas de superaquecimento no Z2 quando gravavam vídeos em resolução máxima, o software de câmera da Sony agora exibe um aviso dizendo que a filmagem será salva se a temperatura do Z3 aumentar. O problema não foi resolvido, mas pelo menos agora o aparelho guarda o seu vídeo antes de travar.
A câmera frontal poderia ser melhor. O sensor superexpõe as cenas e não há controle de exposição para ajustar isso. É curioso que o Z1, lançado em 2013, não tem esse problema.
Há também diversas funções criadas pela Sony no software câmera. São elas:
Sequência de timeshift Captura 60 quadros consecutivos. Em um menu circular, permite com o gesto de arrastar, navegar por todas imagens;
4K Habilita a gravação de vídeos com resolução 4K, por padrão, ela ocorre em Full HD;
Foto com som O recurso permite capturar o som de uma cena e criar uma espécie de pequeno vídeo com imagem estática e som.
Múltiplas câmeras Permite que o smartphone se integre a mais de uma câmera da Sony. Com isso, você pode até mesmo dirigir o seu próprio curta-metragem, por exemplo.
Efeito de foto - Em tempo real você pode optar por 9 efeitos de imagem: Cor parcial, filtro; nostálgico, harris shutter, lente olho de peixe, miniatura, caleidoscópio, rascunho e vívido;
Varrer panorama Foto panorâmica horizontal ou vertical;
AR Effect Efeitos pré-carregados de realidade aumentada. É bem interessante para entreter crianças e mostrar aos amigos;
Info-Eye Outro aplicativo de realidade aumentada. Neste caso ele traz informações úteis de pontos turísticos e localizações;
TimeShift em câmera lenta Grava vídeos com resolução HD (720p) com 120 quadros por segundo.
Social Live Faz streaming em tempo real para o Facebook (aplicativo Bambuster).
Foto tirada com 8 MP com oversampling e ISO automático
Foto tirada com 20,7 MP com oversampling e ISO 50
//www.youtube-nocookie.com/embed/oSlBxcT67oc
Vídeo 4K
//www.youtube-nocookie.com/embed/lpgK-KH0gKc
Vídeo em Full HD 1080p a 60fps
//www.youtube-nocookie.com/embed/XNrVia0PPkY
Vídeo em Full HD 1080p a 30fps
O Xperia Z3 traz toda a tecnologia de ponta da Sony em um smartphone elegante e ergonômico. O preço, entretanto, é consideravelmente alto e próximo ao valor sugerido do Z2 (100 reais de diferença). Em termos gerais, o aparelho é ótimo isto é, se você não for um entusiasta do Android puro. Mas, se for esse o caso, o LG Nexus 5 é uma opção semelhante e mais barata.
Sistema | Android 4.4.4 (KitKat) |
---|---|
Chipset | Qualcomm Snapdragon 801 (MSM8974AC) |
CPU | Krait 400 Quad core 2,5 GHz |
GPU | Adreno 330 |
RAM | 3 GB |
Armazenamento interno | 16 GB + microSD de até 128 GB |
Conexões | 4G (LTE-A Cat 4), Wi-Fi ac dual band, GPS com GLONASS, Bluetooth 4.0, TV digital One Seg, NFC e Bluetooth 4.0 |
Tela | 5,2 |
L x A x P (cm) | 14,6 x 7,2 x 0,7 |
Peso | 152 g |
Bateria | 6h21 |
Prós | Design ergonômico, tela de boa qualidade, recursos de áudio |
---|---|
Contras | Duração da bateria e problema de superaquecimento na filmagem 4K |
Conclusão | Ótimo smartphone para quem não liga para a personalização do Android |
Configuração | 9.3 |
Usabilidade | 8.4 |
Diversão | 9.2 |
Bateria | 7.2 |
Design | 8.8 |
Média | 8.8 |
Preço | R$ 2.699 |