Tecnologia

Sony Vaio Pro 11

O Sony Vaio Pro é um aparelho potente, com processador Intel da linha Haswell, que torna o ultrabook de alto desempenho. Com tela de 11,6 polegadas, ele é um produto fácil de carregar no dia a dia, mas tem um ponto relativamente negativo devido às reduzidas dimensões do display, se você é dos que preferem […]

DR

Da Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2014 às 18h38.

logo-infolab

O Sony Vaio Pro é um aparelho potente, com processador Intel da linha Haswell, que torna o ultrabook de alto desempenho. Com tela de 11,6 polegadas, ele é um produto fácil de carregar no dia a dia, mas tem um ponto relativamente negativo devido às reduzidas dimensões do display, se você é dos que preferem uma tela grande.

Design e construção

O Vaio Pro é o ultrabook mais portátil que já passou pela análise do INFOlab. Leve, ele pesa 864g e tem dimensões pequenas: de 28,5 x 19,8 x 1,7 cm (LxAxP). Em termos de design, o aparelho é elegante. Retiníleo, suas quinas são ponteagudas. Na lateral direita, há duas conexões USB3.0, HDMI, P2 mista.

Ao abrir a tela, dois suportes traseiros localizados nas extremidades funcionam como alavancas traseiras. Isso causa uma leve inclinação no teclado para facilitar na digitação.

As teclas, apesar de serem um pouco pequenas, são boas para digitação. Há retro iluminação para facilitar a realização desse tarefa em ambientes pouco iluminados. Ele conta com os atalhos comuns com a combinação usando a tecla Fn e há também um botão próximo à tela chamado Assist, dedicado ao software Vaio Care.

O touchpad não possui botões, mas funciona de forma similar ao do Macbook – mas com suporte aos atalhos do Windows 8, sistema que roda no Vaio Pro 11. Além disso, é no touchpad que está localizado o sensor NFC.

A tela do ultrabook tem 11,6 polegadas, com resolução full HD de 1920 por 1080p. Ela possui sensor de luminosidade para regular o brilho automaticamente, assim como alguns smartphones.

Um diferencial interessante é que o adaptador Ethernet, que também tem função de roteador sem fio.  Pequeno, pesa apenas 28 gramas. A conexão do adaptador com o ultrabook é pelo próprio cabo da fonte, plugando o cabo de rede ao adaptador, basta apertar por 10 segundos o botão ‘WPS’ que a rede Wi-Fi padrão b/g/n já estará ativa.  É recomendado no máximo de 5 dispositivos conectados simultaneamente. Ele transmite a rede a até 10 metros se não houver bloqueios, como paredes. Quando o adaptador não está conectado, a conexão USB da fonte, que é energizada, pode ser usada para recarregar um smartphone, por exemplo.

A webcam possui a baixa resolução de 0,9 mega pixels, o que resulta numa qualidade de imagem muito baixa. Ou seja, a ideia é usá-la apenas para vídeochamadas em serviços como Skype, e não para tirar selfies (autorretatos).

A Função do NFC

O NFC (Near Field Comunication) não é um tipo de conectividade comum em ultrabooks, portanto, isso pode ser considerado um diferencial do Vaio Pro. Localizado no touchpad, o sensor consegue identificar um smartphone ou tablet que conte com essa função para realizar o pareamento automaticamente, assim como acontece com o Bluetooth em outros notebooks.

Um ponto negativo é que não é possível transferir arquivos por meio dessa conexão NFC para eliminar o uso de cabos nessa tarefa. Contudo, foi bastante simples estabelecer a conexão usando um Sony Xperia Z Ultra, que também tem NFC. Basta encostar o aparelho na área do sensor do ultrabook.

Ao visualizar imagens pelo app ‘Fotos’ do Windows 8, foi possível enviar para um smartphone. Contudo, ele nãoa  reproduziu, somente exibiu uma tag da requisição. Também não foi possível enviar conteúdo do smartphone para o notebook.

É possível que smartphones com sistema Windows Phone tenham melhor desempenho nesse pareamento.

Entretanto, usando o NFC para integrar o Vaio Pro com caixas de som com foi uma boa experiência. É preciso usar o app “Música” que fica na interface Modern, a área de trabalho de aplicativos do Windows 8.

Desempenho

O Vaio Pro é um ótimo ultrabook quando o assunto é desempenho. Sua boa configuração de hardware fez com que ele vencesse todos os outros da sua categoria que já passaram pelo INFOlab.

Ele perdeu somente para o Avell Diamond P110, que é um notebook gamer, devido a falta de uma placa de vídeo dedicada. Mesmo com essa ausência, o processador Haswell Intel Core i7 4500U 1,8 GHz – 3.0 GHz faz com que o aparelho vá consideravelmente bem em aplicações gráficas, com os resultados semelhantes ao Asus U38N, que possui uma placa AMD Radeon HD 7600G.

O único ponto negativo da sua configuração é que o ultrabook sofre com a falta de espaço para armazenamento. Ele conta com um SSD de 128 GB, o que agiliza o uso do dispositivo em diversas situações, mas apenas 72,4 GB estão disponíveis para uso.

PC Mark 7 – 4.434
Geekbench 7.531
3D Mark 06 – 4.407
3D Mark 11 – 650
3D Mark Ice Storm – 25.866
3D Mark Vantage – 2.861

Nos testes do INFOlab, o tempo de conversão de vídeo foi de apenas 14 segundos, o melhor tempo dessa categoria de notebooks compactos.

Bateria

Ultrabooks em geral não são conhecidos por terem uma boa autonomia de bateria. Mas o vaio pro teve um desempenho acima da média nesse quesito. Ele aguentou 2h17 rodando softwares e 3h26 reproduzindo vídeos. A capacidade máxima da bateria é de 4.125 mAh.

Considerações Finais

O Vaio Pro 11 é um ultrabook voltado para quem precisa de um aparelho potente com tamanho compacto para o dia a dia. Seu peso de menos de 1 kg é uma grande vantagem quando o assunto é portabilidade. Entretanto, se a ideia é usá-lo para jogos, ele não é a melhor opção – esse posto fico com o Avell, que tem uma ótima placa dedicada. Mas ele também pode ser usado para jogar se o título em questão não for muito pesado.

O aparelho é bastante versátil e pode ser uma boa aquisição para quem quer um aparelho que será usado tanto para entretenimento, como reprodução de músicas (até por NFC) e vídeos, bem como para tarefas voltadas à produtividade, como redigir textos e fazer apresentações para um cliente. Contudo, um impeditivo para a compra pode ser a falta de espaço para armazenamento, obrigando o dono desse aparelho a levar sua biblioteca digital em um HD externo. O relativo alto custo de 5.499 reais é justificado, em parte, por sua configuração de hardware.

Ficha técnica

ProcessadorIntel Core i7 Haswell
Memória RAM4 GB DDR3
SSD128 - 72 GB disponíveis para uso
Tela 11,6 polegadas
Bateria3h26

Avaliação técnica

PrósÓtima configuração de hardware, NFC
ContrasPouco espaço para armazenamento, falta de placa dedicada
ConclusãoÓtimo ultrabook tanto para entretenimento, quanto para produtividade
Configuração8,5
Áudio e Vídeo8,3
Usabilidade8,5
Design8,8
Bateria8,0
Média9.0
PreçoR$ 5.499
Acompanhe tudo sobre:NotebooksReviews INFOSonyVaio

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO