Tecnologia

Sony Nex-7

Avaliação de Maurício Moraes / Rapidez não é apelido. A NEX-7 responde a comandos de modo muito ágil, tanto durante a operação dos menus como na hora de clicar. É ao mesmo tempo compacta e robusta, por isso a câmera se encaixa muito bem nas mãos. Como se trata de um modelo híbrido, seu sensor é […]

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2012 às 09h06.

logo-infolab

Avaliação de Maurício Moraes / Rapidez não é apelido. A NEX-7 responde a comandos de modo muito ágil, tanto durante a operação dos menus como na hora de clicar. É ao mesmo tempo compacta e robusta, por isso a câmera se encaixa muito bem nas mãos. Como se trata de um modelo híbrido, seu sensor é do mesmo tamanho de uma reflex básica, mas o corpo tem a vantagem de ser bem menor que o das concorrentes. As imagens produzidas pela NEX-7 têm excelente qualidade, com cores levemente saturadas apenas em algumas situações. O desempenho é ótimo mesmo em ambientes com baixa luminosidade. A máquina faz também fotos panorâmicas em 3D. Não possui um visor óptico, mas o eletrônico surpreende pela boa definição, o que é bem raro. O problema é sua posição. Localizado no canto superior esquerdo, um lugar não muito comum, ele pode incomodar. Vários dos botões da NEX-7 têm função múltipla, o que tende a confundir os fotógrafos iniciantes. Em contrapardita, os menus são bem didáticos e há explicações para cada item. Não é preciso passar muito tempo com a câmera para entender sua lógica.

Avaliação de Giovana Penatti / Com corpo de compacta e jeito de DSLR, a NEX 7 tem o mesmo papel de suas antecessoras: agradar tanto fotógrafos amadores quanto os que têm mais conhecimento no assunto. Mas, é claro, ela trouxe avanços em relação aos modelos anteriores da linha Alpha.

Uma diferença é o processador CMOS APS-C, que agora contém 24 MP, contra os 16,2 MP da NEX 3. Com isso, dá para esperar imagens de tamanhos maiores que nos modelos anteriores e com mais detalhes. Além disso, é extremamente rápida. Tanto que, no modo disparo contínuo, é preciso que o objeto se movimente bastante para que haja uma diferença notável entre as capturas. A exceção fica com o tempo de boot, mas, ainda assim, ele não chega a ser anormalmente demorado: apenas 1,4 segundos.

A lente que vem com a câmera da Sony é bastante comum. Tem distância focal de 24 a 82,5 milímetros, que permite o zoom de 3x, e abertura de f3,5, além da função de estabilização de imagem. A NEX 7 permite a troca de lentes, mas o conector é E-mount, que ainda não dispõe de muitas opções.

A qualidade das imagens produzidas é excelente. As cores reproduzidas são muito vivas, o que é comum em câmeras da Sony, e até chegam a saturar em algumas situações. Ela sofre em alguns momentos, como em cenas de ampla gama dinâmica (em que há muita sombra e muita luz, como uma parede branca que projeta uma sombra também capturada pela câmera), há superexposição e perda de detalhe. O foco periférico também poderia ser mais caprichado. Mas, esquecendo esses detalhes, as fotos são realmente muito boas.

O ISO vai de 100 a 16000 além do automático, mas os ruídos ficam bem visíveis a partir de ISSO 1600. Mesmo assim, ela tem um desempenho excelente ao fotografar com ISOs altos.

Nas filmagens, a versatilidade da câmera fica bastante evidente, com muitas opções de resolução e bitrate, além de permitir ajustes de imagem como ISO, abertura, compensação e velocidade. Mas quem não quiser se arriscar pode deixar no automático sem se arrepender, porque os sensores da NEX 7 fazem um ótimo trabalho na tentativa de reproduzir a cena registrada com fidelidade.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=HMdolRtXHwE&w=650&h=366]

Os vídeos podem ser gravados em MP4 ou AVCHD 2.0, que é compatível com blu-ray. Um diferencial quanto ao som é a entrada para microfone, que ajuda a obter uma boa qualidade.

A resistente carcaça é de liga de magnésio com apoios emborrachados e o tamanho reduzido não faz jus às possibilidades da NEX 7. Ela mede 12,5 por 6 ,7 por 4,3 centímetros e pesa somente 281 gramas. O peso da lente desvia o centro de massa para a frente e a esquerda, o que pode ser um pouco incômodo. Mas, apesar disso e do tamanho reduzido, ela tem boa empunhadura e todos os controles são facilmente acessados com uma mão só.

É preciso treino até dominar os recursos que a câmera oferece. Há uma infinidade deles, o que pode ser ruim e bom ao mesmo tempo: muitos recursos significam muitas possibilidades de fotografar, mas podem cansar um usuário menos acostumado. A Sony até tentou condensar todas as opções em seis super-menus, mas o resultado foram listas imensas que, na prática, não ajudam muito.

O controle é feito por três rodas de controle que ficam na parte superior. As funções de cada uma mudam de acordo com o contexto e são indicadas na tela, o que pode deixar o display cheio e confuso. Há também outros três botões que assumem diferentes funções conforme o uso. A operação é indiscutivelmente mais simples que a de uma DSLR, mas é preciso praticar para entender perfeitamente como funciona. Uma vez que isso ocorre, os menus são bem rápidos de navegar.

Falando sobre o display de 3 polegadas, ele tem ótima qualidade. Além de mostrar a cena a ser registrada, ele também reúne uma série de informações técnicas – assim como todas as telas traseiras de câmeras digitais, mas, como a NEX 7 oferece muitos recursos, ele fica bastante carregado. No modo completo, chega a ficar desorientado com tantas informações presentes. O EVF também tem boa qualidade e definição ótima: são 2,4 milhões de pontos numa tela OLED. O único problema que pode ser notado quanto à imagem é nas cores, que ficam um pouco saturadas. A posição dele também poderia ser melhor: para evitar encostar o nariz na tela, é preciso virar o rosto, o que torna seu uso bem desconfortável.

Para uma câmera tão cheia de recursos e versatilidade, as opções de conexão da NEX 7 são bastante limitadas e convencionais: tem uma HDMI e uma USB. No armazenamento, cartões SD e Compact Flash.

Ficha técnica

Pixels efetivos24,3 MP
Filmagem1.080p
LCD3"
Peso539 g

Avaliação técnica

PrósQualidade de imagem; muitos recursos; ótima interface.
ContrasPouca oferta de lentes; EVF com posição ruim.
ConclusãoCâmera compacta com muitos recursos e qualidade de imagem muito acima da média.
Imagem8,4
Velocidade8,4
Objetiva8,0
Visor8,2
Recursos8,9
Design8,3
Média8.3
PreçoR$ 5499
Acompanhe tudo sobre:Câmeras digitaisSony

Mais de Tecnologia

ChatGpt fora do ar? IA tem instabilidade neste sábado, 26

Spotify vai aumentar preço das assinaturas a partir de junho, diz jornal

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026