Tecnologia

Sony lança aplicativo que permite a pais monitorarem jogos e tempo de tela dos filhos

Disponível para iOS e Android, a ferramenta também permite que os pais definam limites de tempo e controlem gastos dos filhos no console

Sony lança aplicativo de controle parental 'PlayStation Family' para iOS e Android (Toru Hanai/Reuters)

Sony lança aplicativo de controle parental 'PlayStation Family' para iOS e Android (Toru Hanai/Reuters)

Publicado em 11 de setembro de 2025 às 06h23.

A Sony Interactive Entertainment anunciou o lançamento do aplicativo PlayStation Family com recursos de controle parental. Com a nova plataforma, os pais irão poder monitorar a atividade de seus filhos nos consoles, incluindo relatórios de uso, aprovação de tempo extra de jogo e visualização dos títulos jogados.

Disponível para iOS e Android, o aplicativo irá centralizar todas as funções de controle parental da Sony e adicionar novas opções de gerenciamento, facilitando o acesso para os responsáveis.

Funcionalidades

Com o PlayStation Family, os pais recebem notificações em tempo real sobre os jogos que os filhos estão utilizando. É possível aprovar ou recusar solicitações de tempo adicional ou acesso a títulos restritos, além de definir limites diários de uso para cada dia da semana.

Os relatórios diários e semanais mostram quanto tempo as crianças passam no console e quais jogos são mais utilizados. Filtros de conteúdo permitem configurar o que é apropriado para cada faixa etária, com predefinições automáticas que podem ser ajustadas individualmente.

O aplicativo também oferece recursos de privacidade, controle de interação social e gerenciamento de gastos, permitindo aos pais adicionar fundos, visualizar saldos e definir limites mensais para compras dentro do console.

O lançamento ocorre em um momento em que a indústria reforça a segurança infantil nos jogos. Na última semana, a Roblox foi criticada por não proteger adequadamente usuários com menores de 12 anos.

A empresa respondeu expandindo sua tecnologia de estimativa de idade e firmando parceria com a Coalizão Internacional de Classificação Etária (IARC) para fornecer classificações etárias e de conteúdo em sua plataforma.

Acompanhe tudo sobre:SonyJogosControle familiar

Mais de Tecnologia

Cloudflare: empresas poderão ser reembolsadas por falha? Advogado explica

Cloudflare diz que problema que derrubou sites 'já foi resolvido'

OLX teve instabilidade com a queda da Cloudflare

Nubank fora ar? Banco fica instável com queda da Cloudflare