Tecnologia

Sony lança aplicativo que permite a pais monitorarem jogos e tempo de tela dos filhos

Disponível para iOS e Android, a ferramenta também permite que os pais definam limites de tempo e controlem gastos dos filhos no console

Sony lança aplicativo de controle parental 'PlayStation Family' para iOS e Android (Toru Hanai/Reuters)

Sony lança aplicativo de controle parental 'PlayStation Family' para iOS e Android (Toru Hanai/Reuters)

Publicado em 11 de setembro de 2025 às 06h23.

A Sony Interactive Entertainment anunciou o lançamento do aplicativo PlayStation Family com recursos de controle parental. Com a nova plataforma, os pais irão poder monitorar a atividade de seus filhos nos consoles, incluindo relatórios de uso, aprovação de tempo extra de jogo e visualização dos títulos jogados.

Disponível para iOS e Android, o aplicativo irá centralizar todas as funções de controle parental da Sony e adicionar novas opções de gerenciamento, facilitando o acesso para os responsáveis.

Funcionalidades

Com o PlayStation Family, os pais recebem notificações em tempo real sobre os jogos que os filhos estão utilizando. É possível aprovar ou recusar solicitações de tempo adicional ou acesso a títulos restritos, além de definir limites diários de uso para cada dia da semana.

Os relatórios diários e semanais mostram quanto tempo as crianças passam no console e quais jogos são mais utilizados. Filtros de conteúdo permitem configurar o que é apropriado para cada faixa etária, com predefinições automáticas que podem ser ajustadas individualmente.

O aplicativo também oferece recursos de privacidade, controle de interação social e gerenciamento de gastos, permitindo aos pais adicionar fundos, visualizar saldos e definir limites mensais para compras dentro do console.

O lançamento ocorre em um momento em que a indústria reforça a segurança infantil nos jogos. Na última semana, a Roblox foi criticada por não proteger adequadamente usuários com menores de 12 anos.

A empresa respondeu expandindo sua tecnologia de estimativa de idade e firmando parceria com a Coalizão Internacional de Classificação Etária (IARC) para fornecer classificações etárias e de conteúdo em sua plataforma.

Acompanhe tudo sobre:SonyJogosControle familiar

Mais de Tecnologia

Quem é a designer gaúcha que lidera a experiência do usuário em aplicativo eleito Top 3 pela Meta?

Trocou de iPhone? Veja como migrar os dados do celular antigo

Presos por dentro? Tesla enfrenta investigação nos EUA por falha em maçanetas eletrônicas

Nem toda obesidade traz risco: estudo revela genes que permitem ser obeso e metabolicamente saudável