Tecnologia

Sony Ericsson troca Symbian por Android em celulares

Empresa já usa o sistema operacional móvel do Google em modelos como Xperia X10

Aparelhos como o Xperia X10 já usam o sistema operacional Android

Aparelhos como o Xperia X10 já usam o sistema operacional Android

DR

Da Redação

Publicado em 7 de março de 2011 às 09h53.

São Paulo - A Sony Ericsson confirmou que deixará de fabricar celulares com o sistema operacional Symbian. A empresa passará a adotar a plataforma Android em seus próximos smartphones.

Aldo Liguori, porta-voz da companhia, disse à revista norte-americana BusinessWeek que a empresa não tem planos de desenvolver novos produtos baseados no sistema operacional mantido pela Symbian Foundation. A Sony Ericsson já usa o sistema operacional móvel do Google em modelos como Xperia X10, Xperia X10 Mini e Xperia X10 Mini Pro.

Embora deixe de produzir celulares com o sistema Symbian, a Sony-Ericsson seguirá fazendo parte da Symbian Foundation, fundação criada pela Nokia após a aquisição da Symbian, que cuida do desenvolvimento do sistema operacional.

Quem segura o Android?

Recente pesquisa do Gartner apontou que o Android assumirá o segundo lugar entre os principais sistemas operacionais móveis neste ano e poderá chegar bem perto da liderança já em 2014.

Segundo divulgou a consultoria, o Symbian deverá fechar 2010 com 40,1% do mercado, enquanto o Android terá respeitáveis 17,7% de marketshare, deixando para trás RIM, com 17,5%, e iOS, sistema operacional da Apple (15,4%).

Para se ter uma idéia, no ano passado, a plataforma do Google tinha uma modesta fatia do mercado: só 3,9%, enquanto o Symbian contava com 46,9%. Daqui a quatro anos, o Gartner prevê que o Symbian permaneça no topo, mas com uma vantagem bem menor em relação à plataforma do Google: terá 30,2% do mercado, contra 29,6% do sistema Android.

Leia outras notícias sobre a Sony ou sobre celulares

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:AndroidCelularesEmpresasEmpresas japonesasempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaSoftwareSonySony EricssonTelecomunicações

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump