Tecnologia

Sony cria controle de PlayStation para jogador com paralisia

Jogador de 21 anos com paralisia cerebral mandou uma carta à Sony explicando o problema que estava tendo com um controle da empresa


	Controle de PlayStation 4: funcionário da PlayStation prometeu construir um controle adaptado especialmente para ele
 (Divulgação)

Controle de PlayStation 4: funcionário da PlayStation prometeu construir um controle adaptado especialmente para ele (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2016 às 20h47.

O jogador de 21 anos Peter Byrne enfrentou um obstáculo quando usava seu PlayStation 4.

O problema é que Peter tem paralisia cerebral. Como você talvez saiba, essa é uma condição que não favorece os movimentos complexos e precisos necessários para se usar o controle do PlayStation 4.

O problema ainda era superável antes, mas quando saiu o videogame The Division, ele se agravou, de modo que Peter não conseguia jogar.

A questão é que a mão esquerda de Peter ficava esbarrando no touchpad situado no meio do controle, puxando o mapa e, na prática, dando um “pause” no jogo.

Frustrado, Peter resolveu escrever uma carta à Sony, explicando o problema que estava tendo. Mas, francamente, ele não imaginava que receberia uma resposta.

Mas ele recebeu uma resposta, sim, de Alex Nawabi, funcionário da PlayStation, que prometeu construir um controle adaptado especialmente para ele.

Na carta, Nawabi disse: “O e-mail que você mandou mexeu comigo. Fiquei arrasado ao ouvir que uma coisa que a gente usa para se divertir estava sendo estragada por causa do design do nosso controle novo.”

"Peter,
Me desculpe pela mentirinha que contei, mas achei que a surpresa era boa demais e não quis estragá-la. Consegui encontrar uma solução para seu problema com o controle do game. Aqui dentro há um controle que modifiquei especialmente só para você.

Desabilitei o touchpad e transferi o botão do toupchpad para a parte de trás do controle. Você o verá na parte de trás, do lado direito. Precisei de três controles, mais de dez horas de trabalho e de revisão do conceito para colocar o plano em prática, além de alguns momentos de frustração, mas fiz.

Algumas coisinhas para observar:

Como tive que desmontar o controle para modificá-lo, a garantia não tem mais validade. Não tenho 100% de certeza de quanto tempo o controle novo vai durar, já que é a primeira vez que faço algo assim, então eu adoraria um feedback seu. Me diga se o lugar onde pus o botão é incômodo ou se você preferiria que estivesse em outro lugar.

Nem tudo é possível, porque os componentes internos do controle podem atrapalhar, mas farei o possível. Por favor não desparafuse nenhum dos parafusos na parte de trás do controle, nem tente abrir o controle.

Pretendo montar mais um controle para você para o caso deste quebrar, mas primeiro eu queria feedback sobre o primeiro. Se você quiser que eu modifique alguma coisa no segundo controle, me mande um e-mail. Provavelmente vou esperar um feedback seu antes de começar a fazer o segundo.

O e-mail que você mandou mexeu comigo. Não sei como você conseguiu nosso e-mail, mas fiquei feliz por poder ajudar. Fiquei arrasado ao ouvir que uma coisa que a gente usa para se divertir estava sendo estragada por causa do design do nosso controle novo.

Não posso ajudar todo o mundo com isso, mas pelo menos pude ajudar você. Eu queria poder fazer mais por você.

Tudo de bom para você.

Me procure se você precisar de mais alguma coisa

Obrigado

Alex Nawabi

Operações de marketing varejista"

Nawabi teria passado mais de dez horas trabalhando no design do controle customizado. Quando ficou pronto, ele o mandou a Peter com uma carta explicando como funcionava.

Ele desativou o touchpad, deixando Peter jogar sem acionar o touchpad acidentalmente, e acrescentou um botão novo que permitia que Peter pausasse o jogo, mas sem problemas.

Como se isso não bastasse, Nawabi prometeu fazer um segundo controle para Peter, usando qualquer feedback que receber sobre o primeiro protótipo.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas japonesasIndústria eletroeletrônicaPlayStationSony

Mais de Tecnologia

Influencers mirins: crianças vendem cursos em ambiente de pouca vigilância nas redes sociais

10 frases de Steve Jobs para inspirar sua carreira e negócios

Adeus, iPhone de botão? WhatsApp vai parar de funcionar em alguns smartphones; veja lista

Galaxy S23 FE: quanto vale a pena na Black Friday?