Tecnologia

Sony confirma PS Store e PSN no Brasil

Conteúdo na rede online poderá ser comprado em reais e com cadastro local do usuário

A ideia da empresa é que os serviços, em primeira fase, já estejam disponíveis antes do Dia das Crianças (Kevork Djansezian/Getty Images)

A ideia da empresa é que os serviços, em primeira fase, já estejam disponíveis antes do Dia das Crianças (Kevork Djansezian/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2011 às 13h57.

São Paulo – A Sony irá finalmente lançar no Brasil sua loja online de jogos PlayStation Store (PS Store), além de mais funcionalidades e serviços para a rede PlayStation Network (PSN).

Até então usuários com ID brasileiro só obtinham acesso à PSN para realizar jogos online (multiplayer) e não tinham acesso a conteúdos exclusivos e nem podiam comprar games.

Agora, com o anúncio oficial da Sony, brasileiros terão acesso completo ao pacote PlayStation Network, que inclui a PS Store, onde poderão comprar conteúdos com valores em reais e com dados daqui (mas sem a inclusão do Prepaid Card para compras), além de contar com uma rede totalmente em português.

“Nem quando esses serviços foram lançados no México foi assim. Era preciso comprar conteúdos em inglês e em dólar. Este nível de prioridade e atenção com o Brasil pela Sony Network Entertainment jamais foi visto”, afirmou Anderson Gracias, gerente da PlayStation no Brasil, em entrevista à INFO.

Mas, de acordo com Gracias, esta implementação dos serviços da PSN ocorrerá em fases no Brasil, principalmente para atender todos os requisitos exigidos no país, como, por exemplo, a classificação etária dos jogos pelo Ministério da Justiça.

“Primeiro iremos criar uma biblioteca de conteúdos, com jogos originais e clássicos da Sony e de terceiros, extras e downloads. Depois queremos trazer os serviços de vídeos e streaming, além de outros serviços, mas que ainda dependem de muitos ajustes.”

A ideia da empresa é que os serviços, em primeira fase, já estejam disponíveis antes do Dia das Crianças (em 12 de outubro), porém não há uma data definida para que isso ocorra.

A baixa será a falta de suporte para a migração de contas, de quem já possuía um perfil na PSN, mas que não utilizava um ID brasileiro. Desta forma, se o usuário optar por criar um perfil nacional, todos os conteúdos que ele já possuía na antiga conta serão perdidos.

“Infelizmente usuários com ID de fora terão que abrir uma nova conta na PSN para poder usufruir dos conteúdos para o Brasil. Trata-se de motivos técnicos, que não permitem a migração de contas dentro da rede. Em todo o mundo é assim”, completou Garcias.

Garcias também afirmou que as gratificações liberadas pela Sony para usuários da PSN nos Estados Unidos, como games gratuitos, devido aos recentes problemas de segurança enfrentados pela rede da empresa, por enquanto não chegarão ao Brasil. “No momento não há nenhum planejamento quanto a isso.”

Com relação ao novo console portátil, PlayStation Vita, apresentado durante a feira de games E3, Garcias afirmou que ainda não há informações sobre o lançamento do dispositivo.

“Em breve a Sony irá anunciar seu roadmap com prazos e preços do PS Vita em todo o mundo e certamente o Brasil estará nesse calendário. Minha expectativa é que ele seja lançado no país no início de 2012”.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilGamesIndústria eletroeletrônicaInternetPlayStation

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO