Tecnologia

Sony Bravia XBR-84X905

Avaliação de Airton Lopes / Se você já fica de queixo caído diante de uma tela full HD, é bom preparar o babador antes de encarar esta TV da Sony de 84 polegadas com resolução 4K. A sua tela 3 840 por 2 160 pixels tem uma definição quatro vezes maior que a das TVs […]

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2013 às 10h48.

logo-infolab

Avaliação de Airton Lopes / Se você já fica de queixo caído diante de uma tela full HD, é bom preparar o babador antes de encarar esta TV da Sony de 84 polegadas com resolução 4K. A sua tela 3 840 por 2 160 pixels tem uma definição quatro vezes maior que a das TVs full HD. Com conteúdo compatível, a imagem vista no INFOlab é exuberante, impecável. Além de cores, brilho e contraste incríveis, ela apresenta uma profundidade que não é produzida em outras telas. O fundo não fica chapado. Texturas e detalhes se destacam. Mesmo a menos de 1,6 metro, distância considerada ideal pela Sony para ver vídeos em 4K, a imagem parece perfeita, sem pixels aparentes, ruídos ou falhas. Infelizmente, não havia conteúdo 4K em 3D disponível para os testes. Com filmes em Blu-ray 2D e 3D e afastando a cadeira 3 metros da tela, as imagens ficam boas, mas inferiores às de uma TV full HD. A perda de definição fica evidente em cenas movimentadas ou escuras. Curiosamente, com TV aberta (1080i) a adaptação para a tela 4K pareceu tão boa quanto a do sinal em 1080p.

Avaliação de Giovana Penatti / Quando a TV Bravia XBR-84X905 da Sony chegou ao INFOlab, veio acompanhada de uma CPU com conteúdo 4K. A redação da INFO a conheceu com excesso de cuidado (afinal, nem todos podem arcar com o custo do conserto de uma TV de 100 mil reais). Foi a primeira vez que vimos uma TV com essa resolução e um dos comentários mais repetidos sobre a imagem foi que era mais bonita que a vida real. 

Mesmo quem tem a visão perfeita provavelmente acha isso ao assistir algum vídeo em 4K na TV da Sony. Essa resolução é quatro vezes maior que a Full HD, o que torna os pixels imperceptíveis. Assim, a impressão é de estar vendo uma cena da vida real através da televisão. Mas, como as cores são mais vivas, dá para dizer que a vida é mais bonita vista nessa TV.

Combinando com a qualidade de imagem excepcional, o som produzido pelos alto-falantes dispensa um home theater. São 10 no total, que produzem 50 W de potência sonora em 5.1 canais. As caixas ficam em torres presas às laterais da TV, com dois woofers, um tweeter e dois subwoofers cada uma.

A posição ideal indicada para assistir a TV sem perceber os pixels é a 1,60 metro de distância, mas até mais próximo disso é bem difícil de discerni-los. O que mais incomoda de ficar tão perto é o calor que emana da tela. Como se poderia imaginar, a XBR-84X905 tem um consumo de energia alto, ficando na média de 350 W/h com picos de até 389 W/h.

Ainda há pouco conteúdo em 4K disponível - tanto que, no INFOlab, recebemos alguns vídeos de amostra. Mas ela tem o processador 4K X-Reality PRO, que faz o upscaling e permite, pelo menos, que os vídeos de Blu-ray e TV aberta (1080p e 720p) preencham toda a tela. Testamos vários tipos de mídia disponíveis para ver qual seria o resultado:

QHD: ótima qualidade na reprodução, superior que filmes em Blu-ray e vídeos em Full HD pela USB.

Blu-ray: a imagem variou conforme mudamos os CDs mas, no geral, dá para ver claramente a perda de definição em cenas movimentadas. TVs Full HD rodam o mesmo filme bem melhor que a 4K da Sony, apesar do upscaling. Com uma distância maior (cerca de 3 metros), foi agradável de visualizar.

Blu-ray 3D: o efeito tridimensional é beneficiado pelas 84 polegadas, mas a falta de definição nos contornos atrapalha o realismo. A qualidade da imagem é a mesma que no Blu-ray normal, mas com mais brilho.

1080p pela USB: no geral, há poucas alterações. Mas o aspecto varia de acordo com a codificação de cada arquivo.

TV digital: imagem surpreendentemente boa, melhor que de Blu-ray. O upscaling de 720p para 4K é muito bem feito. A impressão é de se assistir em uma TV Full HD.

O 3D é bem reproduzido na TV, como é de esperar em uma tela desse tamanho; nenhuma surpresa aí. Um recurso legal é o SimulView, para jogar em dupla: cada um dos jogadores enxerga a tela cheia, em Full HD, com seu personagem. Os óculos para o SimulView são vendidos separadamente; dois 3D que acompanham a televisão, o que parece um tanto injusto pelo preço dela.

Vídeo

http://videos.abril.com.br/info/id/4fbee8097b4f546b4ecafb0a5fbd43c1

Ficha técnica

Tela 84
Resolução 4K (ultra HD)
Tecnologia LCD com LED
3Dpassivo, vem com 2 óculos
Entradas 4 HDMI, 1 vídeo componente, 1 composto, 1 D-Sub
Conexões 2 USB, Ethernet, Wi-Fi

Avaliação técnica

PrósQualidade de imagem incrível; upscaling integrado
ContrasPreço abusivo
ConclusãoA TV é mais um sonho de consumo que um equipamento para ter em casa
Média9.3
PreçoR$ 100.000
Acompanhe tudo sobre:SonyTV

Mais de Tecnologia

Como Bloo, o YouTuber virtual, virou fenômeno global com ajuda da inteligência artificial

Site da Centauro, do grupo SBF, passa por falha de segurança

Meta apoia proposta europeia de "maioridade digital", desde que para todos os serviços online

Depois de dois anos, vendas de iPhones na China voltam a crescer e sobem 8% no segundo semestre