Tecnologia

Sonora planeja expansão para Europa e EUA

Serviço de música digital do Terra inicia beta teste na Espanha. Participação de dispositivos móveis na audiência gira em torno de 25%


	Música: Sonora possui um catálogo de quatro milhões de músicas que podem ser ouvidas via streaming
 (Ian Waldie/Getty Images)

Música: Sonora possui um catálogo de quatro milhões de músicas que podem ser ouvidas via streaming (Ian Waldie/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2012 às 08h41.

São Paulo - O Sonora, serviço de música digital do Terra, foi lançado recentemente em caráter de beta teste na Espanha. A ideia é que o país sirva como hub para expansão do Sonora pela Europa em 2013. É estudada também a possibilidade de entrada no mercado norte-americano no ano que vem.

"Acho importante entrarmos nos EUA. Falta alguém focado no público latino por lá", comenta Tiago Ramazzini, diretor de inovação do Terra e executivo responsável pelo Sonora. "O negócio de música é globalizado. É preciso estar em todos os lugares e com todos os conteúdos", complementa. Além do Brasil, o Sonora está disponível hoje em outros cinco países da América Latina: Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México.

O Sonora possui um catálogo de quatro milhões de músicas que podem ser ouvidas via streaming, de graça, pela web ou através de aplicativos móveis para Android e iOS. O serviço registra em média seis milhões de usuários únicos por mês. Cerca de 25% de sua audiência provêm de dispositivos móveis.

Um ano atrás essa participação era de 10%. O Sonora oferece também a opção de assinatura mensal, que dá direito a escutar as faixas sem intervalos comerciais e a baixar uma determinada quantidade de MP3s sem proteção contra cópias. O Sonora possui no momento 500 mil assinantes e projeta alcançar 800 mil em dezembro. A meta para o fim de 2013 é ter 1,6 milhão de assinantes.

A chegada de novos serviços de música digital ao Brasil nos últimos 12 meses, como iTunes, Rdio e Biit, não preocupa o executivo. "Acho positivo. Precisamos de mais empresas de música investindo em marketing e comunicação para conquistarmos o público", avalia.

Ramazzini promete que a expansão do Sonora não será apenas geográfica. "Queremos estar em todas as telas. Se tiver TCP/IP e uma tela, estaremos presentes. Não basta prestar serviço no iPhone e no iPad", resume.

Acompanhe tudo sobre:ArteEmpresasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEntretenimentoIndústria da músicaInternetMúsicaPlaneta TerraPortal TerraServiços online

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo