Tecnologia

Soluções em nuvem e colaborativas reduzem custos de produção

Naomi Climer, da divisão de serviços em nuvem da Sony, diz que processo colaborativo em diferentes fusos dá mais flexibilidade à produção


	Trabalho de casa: segundo diretor de tecnologia da Walt Disney, tecnologias trazem benefícios financeiros
 (Flickr/Creative Commons)

Trabalho de casa: segundo diretor de tecnologia da Walt Disney, tecnologias trazem benefícios financeiros (Flickr/Creative Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2014 às 18h36.

Amsterdã - Soluções em nuvem e baseadas em trabalho colaborativo estão mudando a forma como se produz conteúdo.

Segundo o diretor de tecnologia de produção da Walt Disney Studios, Todd Livdahl, que falou durante o congresso da IBC, evento que termina nesta terça, 16, em Amsterdã, “a virtualização está forçando algumas mudanças na forma como trabalhamos”.

Uma dessas mudanças é o trabalho descentralizado. “Nós podemos gravar uma cena em Hollywood ou em uma locação e mandar material para a Irlanda para a mixagem de som”, disse o executivo.

Naomi Climer, da divisão de serviços em nuvem da Sony, diz que esse processo colaborativo em diferentes fusos dá mais flexibilidade à produção.

“Trabalhar em nuvem torna muito fácil mudar os processos sem deixar o legado que o trabalho baseado em hardware deixaria”, diz.

Segundo ela, que presta serviço para empresas de diferentes portes, são os pequenos e médios produtores que estão adotando esta tecnologia mais rapidamente.

“Os grandes estúdios estão testando, fazendo pilotos, mas ainda não estão pressionando por uma mudança”, completa.

Menor custo

Segundo Livdahl, da Disney, as novas tecnologias também trazem benefícios financeiros, que reduzem o tempo de produção de uma obra.

“Há tecnologia para criar um pre-film preview bastante sofisticado, que deixa o antigo processo baseado em storyboard defasado e permite que o diretor tenha mais controle do processo. Quando a produção está pronta para rodar e a parte mais cara da equipe e os talentos chegam ao set, o processo fica muito mais eficiente”, diz.

Acompanhe tudo sobre:Computação em nuvemDisneyEmpresasEmpresas japonesasflexibilidade-no-trabalhoIndústria eletroeletrônicaSonyTela Viva

Mais de Tecnologia

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível

50 vezes Musk: bilionário pensou em pagar US$ 5 bilhões para Trump não concorrer

Bancada do Bitcoin: setor cripto doa US$135 mi e elege 253 candidatos pró-cripto nos EUA

Waze enfrenta problemas para usuários nesta quarta-feira, com mudança automática de idioma