Tecnologia

Solução agiliza consulta a dados

Sistema híbrido une discos magnéticos a chips de memória flash

Dell (Divulgação/Dell)

Dell (Divulgação/Dell)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2014 às 08h18.

Armazenar dados tornou-se uma necessidade e um desafio crescente para empresas de todos os portes. Afinal, a quantidade de informações estratégicas cresce em ritmo vertiginoso e transforma a tarefa de gravar, organizar e consultar dados cada vez mais custosa. Na indústria de TI, há duas formas comuns de se fazer isso. A primeira delas é por meio de discos magnéticos, ou HDDs, uma tecnologia mais antiga, porém mais econômica. A outra, mais moderna, faz uso das pastilhas de memória flash. Mais leves e duráveis, elas permitem que a consulta a dados seja feita de forma rápida, uma vantagem que os especialistas da área de TI definem como “baixa latência”.

Para unir a eficiência e a velocidade do flash à boa relação custo-benefício do HDD, a Dell criou um sistema de storage inovador, desenvolvido a partir de um híbrido de discos magnéticos e chips de memória flash. Chamada de Compellent, a solução permite que tanto HDDs quanto flashes sejam colocados em um servidor físico. Com isso, um software inteligente consegue diferenciar os dados ativos (acessados com mais frequência) dos passivos (menos consultados), movendo os ativos para discos flash e os  passivos para os HDDs.

Na prática, essa solução em camadas permite que a consulta a dados seja feita de forma mais rápida e barata. Quando comparada a soluções híbridas fornecidas por concorrentes, a eficiência do Dell Compellent é duas vezes superior. Ambientes de infraestrutura virtual de desktops (VDI), transações online (OLTP) e bancos de dados estruturados avançados (SAP, Oracle, SQL) também se beneficiam da novidade.

Solução sob medida
Para as empresas que trabalham apenas com dados ativos, a Dell criou uma solução Compellent apenas com discos flash. Nesse caso, a relação custo-benefício do servidor Dell é até cinco vezes superior à de equipamentos semelhantes.

Um servidor Compellent oferece, ainda, uma interface única para a gestão de Storage Attached Network (SAN) e Network Attached Storage (NAS), dois sistemas de armazenamento bastante usados pela indústria para acoplar novos discos à rede, o que, na prática, significa um menor custo de manutenção.

Escalável
Como é cada vez mais comum nas empresas, esse tipo de estrutura pode ser aumentada conforme o crescimento de cada negócio. O Compellent permite anexar mais gavetas (cada uma, com vários discos de armazenamento) ou acomodar novos sistemas de SAN e NAS à gestão de dados. A solução oferece, ainda, a vantagem de manter a disponibilidade dos dados em 99,999% do tempo e de acessar o premiado suporte da Dell.

Acompanhe tudo sobre:DellEmpresasEmpresas americanasINFO

Mais de Tecnologia

WhatsApp libera transcrição de áudios para textos; veja como usar

Apple deve lançar nova Siri similar ao ChatGPT em 2026, diz Bloomberg

Instagram lança ferramenta para redefinir algoritmo de preferências dos usuários

Black Friday: 5 sites para comparar os melhores preços