Tecnologia

Só 38% do mundo já se conectou à internet alguma vez na vida

Estudo examina a situação atual de conexão à rede e analisa quem está conectado, quem não e o porquê.


	Internet: diferença aumenta quando comparação é feita entre países desenvolvidos e em desenvolvimento
 (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Internet: diferença aumenta quando comparação é feita entre países desenvolvidos e em desenvolvimento (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2015 às 18h48.

Washington - Uma pesquisa publicada nesta quarta-feira pela plataforma Internet.org, vinculada ao Facebook, revelou que apenas 38% da população mundial já acessou a internet pelo menos alguma vez na vida.

O estudo, intitulado "Estado da conectividade 2014: Relatório sobre o acesso global à internet", examina a situação atual de conexão à rede e analisa quem está conectado, quem não e o porquê.

A pesquisa conclui que, no início de 2015, o mundo tinha 3 bilhões de pessoas online, o que significa que apenas 38% da população mundial fez alguma conexão à internet a partir de computadores ou dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Esta diferença aumenta quando a comparação é feita entre países desenvolvidos e em desenvolvimento.

No primeiro caso, o total de pessoas que nunca se conectou à internet é de 32%, enquanto no segundo caso esse número chega a 78%.

O texto cita o Brasil, como indicativo de amadurecimento.

A média da conexão dos usuários é de 416 MB por mês.

"Esta média de dados é o reflexo das condições em que 43% das conexões brasileiras são de 3G/4G, 61% da capacidade da rede é impulsionado por streaming de áudio e vídeo, e 31,5% das conexões são via smartphones", detalha o relatório.

Contudo, o estudo ressalta que o acesso à internet desacelerou pelo quarto ano consecutivo, caindo de 14,7% em 2010 para 6,6% em 2014.

Os especialistas calculam que, no ritmo atual de desaceleração, a população que terá acesso à rede não chegará a 4 bilhões antes de 2019.

Para conectar o mundo à internet, a Internet.org chegou à conclusão de que deve fazer frente a três grandes barreiras de acesso: infraestrutura, preço e consciência sobre o valor da conectividade.

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresIndústria eletroeletrônicaInternetSmartphones

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro