Tecnologia

Só 2% dos criadores de apps ganham mais de R$200 mil por mês

Apesar dos games estarem entre os mais lucrativos, 57% deles rendem menos de 500 dólares por mês


	Plataforma Apple é a mais lucrativa: 11% dos desenvolvedores ganham mais de 25 mil dólares mensais
 (Reprodução)

Plataforma Apple é a mais lucrativa: 11% dos desenvolvedores ganham mais de 25 mil dólares mensais (Reprodução)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 21 de julho de 2014 às 21h45.

São Paulo - Apenas 2% dos desenvolvedores de aplicativos ganham mais de 100 mil dólares (220 mil reais) por mês, enquanto metade desses profissionais, que criam apps para Android e iOS, ganham menos de 500 dólares (1.100 reais) mensalmente. É o que indica uma pesquisa realizada pela consultoria Developer Economics.

Os desenvolvedores que mais conseguiram lucro publicaram ao menos 11 aplicativos, e a grande maioria deles são jogos. Contudo, apesar dos games estarem entre os mais lucrativos, 57% deles rendem menos de 500 dólares por mês.

Em termos gerais, a plataforma móvel da Apple, o iOS, é a mais lucrativa, uma vez que 11% dos desenvolvedores ganham mais de 25 mil dólares mensalmente, enquanto essa porcentagem no Android é de 6%.

A pesquisa da Developer Economics indica ainda que os tipos mais rentáveis de aplicativos são os voltados para empresas. Essas iniciativas têm duas vezes mais chances de renderem mais de 5 mil dólares ao mês e têm probabilidade três vezes maior de ultrapassar a marca de lucro de 25 mil dólares mensais.

Os dados da Developer Economics reforçam a pesquisa divulgada neste mês pela empresa de análises móveis Adjust, que indicava que 80% dos aplicativos da App Store são "zumbis". Isso significa que eles não estão estagnados e praticamente não são baixados por nenhum usuário de smartphone.

Vale notar que 47% dos desenvolvedores para iOS não estão usando a linguagem Objective-C e 42% dos profissionais do Android não programam em Java, o que indica o uso de ferramentas que ajudam a escrever apps em HTML, CSS ou em Javascript.

O estudo foi realizado com 10 mil desenvolvedores de aplicativos.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppleAppsEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleJogos onlinePesquisa e desenvolvimentoTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

China Lança 2ª Expo Internacional da Cadeia de Suprimentos com Aumento de Expositores Estrangeiros

Xpeng da China avança na mobilidade aérea com fábrica de carros voadores

Por que a Apple foi banida de vender iPhones na Indonésia?

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online