Tecnologia

Snowden solicita asilo político a outros 6 países

Moscou - O ex-analista americano da CIA Edward Snowden, que está desde 23 de julho no aeroporto Sheremetyevo de Moscou, solicitou asilo político a outros seis países,...

Snowden (Reuters)

Snowden (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

Moscou - O ex-analista americano da CIA Edward Snowden, que está desde 23 de julho no aeroporto Sheremetyevo de Moscou, solicitou asilo político a outros seis países, segundo informou nesta sexta-feira o portal Wikileaks pelo Twitter.

"Edward Snowden solicitou asilo a outros seis países. Não serão desvelados por enquanto devido à interferência dos Estados Unidos", diz a mensagem de Twitter.

Segundo o Wikileaks, Snowden pediu asilo em 27 países - 15, segundo o Kremlin - muitos dos quais ou rejeitaram a solicitação ou puseram como condição que o litigante se encontre em seu território.

Os últimos a negar asilo a Snowden foram a Itália e a França - cujo ministro do Interior, Manuel Valls explicou que os EUA "são um país amigo" e "democrático" que tem "uma justiça independente" e com o qual tem convenções de cooperação judicial.

Enquanto isso, Moscou pediu a Snowden que se decida se pedirá ou não asilo político na Rússia, cujo presidente, Vladimir Putin, lhe deu como condição para ficar no país que renuncie a suas atividades contra os EUA.

As autoridades russas deixaram claro, no entanto, que não entregarão Snowden de forma alguma, independentemente das ações que tenha cometido.

Acompanhe tudo sobre:Edward SnowdenEspionagemEstados Unidos (EUA)INFOPaíses ricos

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony