Tecnologia

Snowden fará declaração pública na Rússia

Brasília – O ex-consultor norte-americano Edward Snowden, que denunciou o esquema de espionagem pelos Estados Unidos a cidadãos norte-americanos e estrangeiros, reúne-se...

snowden (Reprodução)

snowden (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

Brasília – O ex-consultor norte-americano Edward Snowden, que denunciou o esquema de espionagem pelos Estados Unidos a cidadãos norte-americanos e estrangeiros, reúne-se hoje (12) em Moscou (Rússia) com advogados e ativistas de direitos humanos. A expectativa é que ele faça uma declaração depois da reunião. O norte-americano está há 19 dias em uma área de trânsito no aeroporto de Moscou à espera de asilo político. Há informações de que ele aceitou o asilo concedido pela Venezuela.

A concessão de asilo a Snowden é tema da Cúpula do Mercosul hoje em Montevidéu, no Uruguai, que conta com a presença da presidenta Dilma Rousseff e de vários presidentes da região. Na ocasião, haverá uma declaração coletiva de repúdio à espionagem de dados telefônicos e de internet de cidadãos.

Em Moscou, Snowden tem reuniões com Serguei Nikitine, da organização não governamental Anistia Internacional, os advogados russos Guenrikh Padva e Guenri Reznik, além de de representantes da Human Rights Watch e das Nações Unidas na Rússia.

O norte-americano está na capital russa desde o último dia 23, procedente de Hong Kong, onde ficou por algum tempo quando começou a divulgação de denúncias contra os Estados Unidos. O porta-voz do governo russo, Dmitri Peskov, reafirmou que Snowden é tema que não está relacionado à Presidência da Rússia. "Não temos conhecimento, não é uma questão na agenda do presidente, nem na administração do Kremlin", disse Peskov.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEdward SnowdenEspionagemEuropaINFORússia

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony