Project Ara (Divulgação)
Lucas Agrela
Publicado em 9 de dezembro de 2013 às 09h17.
A Motorola apresentou em outubro deste ano o chamado Project Ara, que tem a proposta de permitir a completa personalização dos smartphones, incluindo a troca de componentes chave do aparelho. Segundo Dennis Woodside, CEO da Motorola, esses novos smartphones estão "bem perto" de estarem prontos.
"Há um protótipo e estamos bem perto de chegar ao nosso objetivo. A ideia é que você tenha um esqueleto que agrupa os componentes e que essas peças sejam removíveis", afirmou Woodside."Se tivermos as interfaces e os protocolos que permitem que o alto-falante se comunicar diretamente com a CPU do aparelho, então será possível criar um smartphone personalizável. Entretanto, a indústria ainda não criou padrões. Mas se você tem o esqueleto e define essas interfaces, se torna possível usar um componente externo. "
O Project Ara surgiu após o sucesso do conceito apresentado por Dave Hakkens chamado "PhoneBloks", que conseguiu mais de 1 milhão de simpatizantes. A Motorola então contatou Hakkens para uma parceria para oferecer smartphones personalizáveis ao mercado.
De acordo com o blog oficial, ideia da empresa é fazer pelo hardware o que o Android fez pelo software: criar um ecossistema de desenvolvimento terceirizado, com menos barreiras, aumentando o ritmo da inovação e substancialmente comprimindo o tempo de desenvolvimento, meta que torna mais clara a integração entre Google e Motorola.
//www.youtube.com/embed/oDAw7vW7H0c