G3 (Divulgação)
Lucas Agrela
Publicado em 28 de julho de 2014 às 12h38.
A LG Electronics lançou, na noite da última terça-feira (22), o smartphone topo de linha G3, que será vendido no Brasil por 2.299 reais. O aparelho chega ao país com diferença de apenas um mês em relação ao mercado internacional, um recorde na história da empresa, de acordo com a própria LG.
A edição que será vendida no País a partir desta semana conta com processador Qualcomm Snapdragon 801, de quatro núcleos rodando a 2,5 GHz, GPU Adreno 330, 2GB de memória RAM, bateria de 2.940 mAh, 16GB de armazenamento e suporte para cartão microSDXC de até 128GB. Há também um acessório de carregamento por indução, uma espécie de dock, que acompanha o produto na caixa. O smartphone será produzido no Brasil, na fábrica da LG em Taubaté.
Marcel Inhauser, especialista em celulares da LG Brasil, disse a INFO durante o lançamento do G3 em São Paulo que a empresa optou por trazer o smartphone topo de linha com preço menor do que o da concorrência por questão de estratégia de vendas. O gadget custa menos do que os concorrentes diretos Samsung Galaxy S5 e o Sony Xperia Z2, que também rodam o sistema Android 4.4 KitKat.
Sobre a duração da bateria, que, segundo testes do INFOlab, foi prejudicada em parte pela tela do aparelho, que, em contrapartida, tem a melhor resolução do mercado (2560 por 1440 pixels), o Inhauser afirma que essa uma prática chamada de trade off, comum no segmento de smartphones.
O jargão publicitário refere-se a escolha que o consumidor pode fazer: com LG G3 ganha-se qualidade de imagem e com o LG G Flex ganha-se maior autonomia de bateria. Este último leva vantagem no quesito de gerenciamento de carga porque conta com um display Oled em vez do LED do G3 e também, em parte, por sua relativamente baixa resolução, que é HD, enquanto o padrão médio dos aparelhos topo de linha é o Full HD.
O smartphone tem três pontos que o diferenciam no mercado. O foco da câmera acontece por meio de tecnologia laser, gerando um foco automático de alta velocidade: o processo leva apenas 0,276 segundo. Outro destaque é a sua tela de 5,5 polegadas, que, apesar de não ser a maior, e a que tem a melhor resolução entre todos os celulares já lançados. O display é chamado de Quad HD e tem quatro vezes mais resolução do que o padrão HD, totalizando 538 pontos por polegada.
O design é o terceiro pilar na estratégia de produto da LG. O G3 tem bordas muito finas ao redor da tela e, segundo a fabricante, isso permite um aproveitamento de 76,4% da parte frontal do gadget.
Em termos de software, a personalização do Android 4.4 KitKat é pesada, porém, não há muitos aplicativos pré-instalados. Como é comum entre as fabricantes asiáticas, o Android tem uma skin da LG. Isso traz mudanças no visual dos ícones, bem como um aplicativo para exercícios físicos que pode ser acessado com um swype para a esquerda na tela inicial. Lá, é possível ver quantos passos você deu no dia, aferidos por meio do acelerômetro do aparelho, bem como uma estimativa das calorias gastas. A experiência é personalizada já que permite a inserção de dados como peso, altura e sexo.
A capa com design peculiar chamada de Quick Circle deve chegar ao Brasil em agosto deste ano, mas o preço ainda não foi revelado e o acessório não será fabricado no País.
Na mão: smartphone LG G3, o gadget mais poderoso da LG