Tecnologia

Smartphone de apenas R$ 15 vira realidade na Índia

Anunciado há meses pela empresa indiana Ringing Bells, o Freedom 251 começou a ser entregue na Índia. Ele custa menos de 15 reais e dá prejuízo à empresa

Smartphone na Índia: novo aparelho custa apenas 15 reais e quer conectar pobres e população rural (Dhiraj Singh/Bloomberg)

Smartphone na Índia: novo aparelho custa apenas 15 reais e quer conectar pobres e população rural (Dhiraj Singh/Bloomberg)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 28 de junho de 2016 às 17h39.

São Paulo – A empresa indiana Ringing Bells começou a entregar o “smartphone mais barato do mundo”. Chamado de Freedom 251, ele sai por apenas 251 rúpias indianas. Na cotação de hoje, esse valor é o equivalente a pouco mais de 12 reais—mas em seu anúncio, ficou famoso como o “smartphone de 15 reais”.

O aparelho foi apresentado pela Ringing Bells em fevereiro deste ano. Alguns trabalhavam com a hipótese de que o produto não fosse chegar nunca ao mercado. Isso devido ao simples fato de que a empresa toma prejuízo por causa do baixo preço de venda de cada smartphone.

De acordo com estimativas, a cada celular vendido, a empresa completa com 150 rúpias—algo em torno de sete reais. No final das contas, é uma espécie de subsídio.

Em entrevista ao noticiário Indian Express, o CEO da empresa Mohit Goel admitiu esse pequeno problema. “Nós teremos prejuízo, mas estou feliz que o sonho de conectar habitantes pobres e de zonas rurais da Índia foi realizado com o Freedom 251”, afirmou.

Na época do anúncio, executivos da empresa afirmaram que a produção e venda em escala pode trazer economia e lucratividade em longo prazo.

O telefone conta com tela de 4 polegadas, processador de quatro núcleos que funciona a 1,3 GHz, 1 GB de RAM e 8 GB de memória interna - ampliáveis a 32 giga com um cartão Micro SD. Ele ainda conta com câmera de 8 megapixels com foco automático e outra frontal de 3,2 megapixels.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaÍndiaIndústria eletroeletrônicaSmartphones

Mais de Tecnologia

JD.com intensifica investimentos em inteligência incorporada com novas startups

Com reforma tributária, Serpro se prepara para processar 800 bilhões de operações por ano

Apple prepara iPhone dobrável e acende esperança em mercado que deve encolher 4%

Empolgação com robotáxis é precoce, dizem analistas do HSBC