Tecnologia

Smartphone da Sony é o primeiro com câmera frontal de 16 MP

O Xperia XA Ultra tem a maior câmera de selfie do mercado e uma telona HD de seis polegadas


	Xperia XA Ultra: o smartphone é voltado para quem gosta de telona e de tirar selfies
 (Divulgação/Sony)

Xperia XA Ultra: o smartphone é voltado para quem gosta de telona e de tirar selfies (Divulgação/Sony)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de agosto de 2016 às 17h10.

São Paulo -- A Sony equipou seu novo smartphone, o Xperia XA Ultra, com o que sabe fazer de melhor: uma câmera de alta qualidade – no caso, a frontal. O dispositivo é o primeiro do mercado brasileiro a ter uma câmera de selfie com 16 MP. O único aparelho que chega perto desse número é o Zenfone 2 Selfie da Asus, com 13 MP. Já a câmera traseira do Xperia vem com 21 MP. 

Como a quantidade de megapixels nem sempre significa ótima qualidade de fotos, mas sim capacidade de ampliação, a Sony investiu em outros recursos para as câmeras. Um deles é a estabilização ótica das imagens, que permite que o usuário tire boas fotos mesmo em movimento. 

Outra tecnologia é o flash com multiframes, que consegue deixar claros tanto o plano principal quanto o de fundo da imagem. Além dessas ferramentas, o XA Ultra vem com obturador por gestos. Desse modo, o usuário não precisa apertar em nenhum botão para tirar fotos, basta colocar a mão aberta na frente da câmera frontal que o obturador é ativado. 

O Xperia XA Ultra também chama a atenção pela sua tela HD de seis polegadas – uma a mais que seu irmão mais velho, o Xperia XA. Ela tem vidro curvo, o que deixa o smartphone praticamente sem bordas laterais. Aliás, no quesito design, ele é similar aos outros smartphones Xperia, porém é mais robusto por causa do tamanho.

No seu interior, o XA Ultra tem processador MediaTek MT6755 octa-core e memória RAM de 3 GB. Seu armazenamento interno é de 16 GB expansível com cartão microSD de até 200 GB. Ele também tem espaço para dois cartões de operadoras, suporte para conexão 4G e Android Marshmallow 6.0 instalado.

A bateria do aparelho da Sony vem com o recurso Qnovo Adapative Charging, que aumenta a vida útil da bateria. Geralmente, a capacidade de uma bateria de smartphone começa a cair após um ano, ou cerca de 300-500 ciclos de carga. De acordo com a Sony, o Qnovo aumenta a vida útil da bateria para cerca de 800 ciclos de carga antes de perder a sua capacidade.  

A única ressalva é que o XA Ultra vem com uma bateria de 2.700 mAh, ou seja, ela é muito grande para ser recarregada rapidamente com um carregador simples. De acordo com Renato Cechetti, gerente de negócios da Sony Mobile no Brasil, o smartphone não será vendido com o carregador Fast Charging – ele só poderá ser adquirido separadamente. “Optamos pela retirada desse acessório para não aumentar o preço do produto”, explicou. 

Outro acessório que foi retirado do kit são os fones de ouvido. Segundo o gerente, a marca percebeu que muitos dos usuários já possuem fones de ouvido de qualidade e, por isso, não precisam de outro. 

Com preço sugerido de 2.399 reais, o Sony Xperia XA Ultra está com sua pré-venda marcada para começar no dia 29 de agosto. Disponível nas cores branca e preta, o smartphone pode ser adquirido a partir dessa data na loja online da Sony e nos principais sites de e-commerce. O lançamento oficial do produto é no dia 14 de setembro. 

Acompanhe tudo sobre:Câmeras digitaisCelularesEmpresasEmpresas japonesasFotografiaIndústria eletroeletrônicaSmartphonesSonyXperia

Mais de Tecnologia

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível

50 vezes Musk: bilionário pensou em pagar US$ 5 bilhões para Trump não concorrer

Bancada do Bitcoin: setor cripto doa US$135 mi e elege 253 candidatos pró-cripto nos EUA

Waze enfrenta problemas para usuários nesta quarta-feira, com mudança automática de idioma