Tecnologia

Skype instala código sem consentimento do usuário

Skype desativou o download do update até que o problema se resolva, mas não explicou a instalação sem autorização do usuário

Usuários reclamam da instalação indevida nas redes sociais (Getty Images)

Usuários reclamam da instalação indevida nas redes sociais (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de maio de 2011 às 18h58.

São Paulo - Alguns usuários do Skype reclamam na rede que um crapware chamado “EasyBits Go” vem sendo instalado em suas máquinas sem permissão. O fato ocorre somente com usuários de sistemas Windows e não se trata de um arquivo malicioso.

O arquivo executável, chamado “easybitsgo.exe”, é legítimo e vem de uma empresa terceira chamada EasyBits, que produz aplicativos de games e tem suporte de diversas empresas como HP, Dell, Acer e Skype, além de outros.

O problema é que o arquivo se instala na máquina do usuário durante uma atualização, porém, sem que o mesmo autorize tal ação. Todavia, o Skype afirmou que o arquivo não instala e nem desinstala corretamente e está presente dentro do pacote de updates.

O Skype já identificou o problema e, em comunicado, afirmou que já está verificando o que aconteceu e que desativou o download do update até que o problema se resolva, mas não explicou como e por que este arquivo não-autorizado foi autorizado e incluído no pacote.

Além disso, mesmo após o comunicado do Skype, usuários enfrentam dificuldades para desinstalar o arquivo da máquina e precisam seguir as instruções compartilhadas com alguns sites e blogs especializados.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetPrivacidadeseguranca-digitalSkype

Mais de Tecnologia

A nova guerra dos navegadores: como a OpenAI, Perplexity e Opera ameaçam o Chrome do Google

China planeja usar 600 mil carros elétricos para estabilizar sua rede elétrica até 2028

China constrói maior sistema de computação quântica atômica do mundo

IBM e Google planejam primeiro computador quântico funcional até 2029