robinho-copa-3d-460-jpg.jpg (.)
Da Redação
Publicado em 18 de maio de 2010 às 10h02.
São Paulo - A cada quatro anos, empresas, turmas de escola ou qualquer outro grupo de amigos se organizam para ver quem acerta os resultados e classificação final da Copa do Mundo de futebol. E cada vez mais, recorrem à ajuda da tecnologia para gerenciar os bolões, que, no computador, podem envolver muito mais regras e variáveis sem estragar o objetivo final, que é o de descontrair.
Para ajudar aqueles que estão organizando seus bolões, a empresa Élin Duxus criou uma tabela no Microsoft Excel, com fórmulas que mostram automaticamente a classificação das seleções nos grupos, de acordo com os placares dos jogos, e os times que passaram de fase, além de permitir o gerenciamento de palpites do país campeão, com direito a cálculo do prêmio de acordo com a fase em que foi feita a aposta. A ferramenta pode ser baixada no site dos desenvolvedores (é preciso fazer um cadastro gratuito para o download).
Mais sofisticada, a ferramenta criada pelo site FutExcel, também para o editor de planilhas da Microsoft, permite que os participantes do bolão palpitem o resultado de cada um dos jogos da Copa. É possível cadastrar 30 pessoas, com direito a foto, que é exibida ao fim do campeonato para identificar o vencedor. O aplicativo pode ser baixado aqui.
No site Bolão Vip, depois de um cadastro, qualquer usuário pode criar bolões para seu grupo de amigos, para qualquer campeonato. Há ainda a opção de ingressar em comunidades de apostas públicas, criadas por outros usuários. No principal bolão da Copa do Mundo de 2010, já há quase 800 participantes.
E o Orkut, rede social dominada por brasileiros, não podia ficar de fora. Com layout bastante simples, um aplicativo específico para bolão da Copa já está disponível para os internautas. Depois de fazer o login, basta dar os palpites de resultados de cada um dos jogos. Um ranking geral mostra os usuários com mais pontos.
Leia outras notícias sobre a Copa do Mundo